A "Hora das Profissões" foi uma atividade dinamizada pelos Serviços de Psicologia e Orientação, no dia 30 de maio pelas 14:00 na Biblioteca da escola sede do Agrupamento. O objetivo desta realização foi o de colocar os alunos dos anos terminais de ciclo, em contacto com profissionais de diversos ramos, no sentido de proporcionar um conhecimento mais aprofundado das vias que poderão seguir no prosseguimento dos seus estudos ou na inserção na vida ativa.

No final de cada ano letivo, os alunos deixam, nos caixotes do lixo ou nuns caixotes guardados num sótão velho, os manuais que já não querem ou de que já não necessitam. Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento de manuais escolares e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício. (Lê o Regulamento em "continuar)

Após o enorme sucesso da prova do ano anterior, realizou-se no dia 3 de junho, no palco inclinado da Rua Cerqueira de Vasconcelos, a 2ª Descida de Carrinhos de Rolamentos, que juntou elementos de toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escola Dr. Serafim Leite. Participaram mais de 40 pilotos, que conduziram os 12 carrinhos de rolamentos construídos por alunos, nas aulas de Educação Tecnológica, mas também por pais e professores.

O tema “Interculturalidade e mobilidade no espaço europeu” juntou, no passado dia 25 de maio, no Auditório do Museu da Chapelaria, um painel constituído pelo académico Adriano Moreira, pelos empresários Álvaro Gouveia e Ricardo Figueiredo, pela Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Anabela Brandão, e os alunos Diogo Neves, 12.ºC – CTP Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (estágio em Portsmouth, Inglaterra) e Fernando Costa, 12.º D - CPT Técnico de Mecatrónica (estágio em Berlim, Alemanha), recentemente chegados dos países onde realizaram estágios, enquadrados pelo Programa Erasmus+. Foi apresentadora da mesa-redonda, a professora Manuela Balseiro, coordenadora da Biblioteca Escolar, entidade parceira do “Clube AESL e a Europa” e da equipa Erasmus+ na organização do debate.

Nos pretéritos dias 23 e 24 de maio, decorreu a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado os Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite e o da Oliveira Júnior o direito de representar, mais uma vez, o Círculo Eleitoral de Aveiro pela vitória merecida, aquando da Sessão Distrital.

No próximo dia 3 de junho, sexta-feira, a Escola Básica do parque vai realizar a sua Festa de Final de Ano. Para ver todo o programa, clique em "continuar". E não se esqueça de aparecer, porque há atividades para todos os gostos.

Os alunos do 7º ano realizaram, no passado dia 15 de março, uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Português, Físico-Química e Ciências Naturais, a partir da qual foi realizada uma reportagem intitulada “Os caminhos do 7.º ano”, que podes ler, clicando em "continuar".

Nos dias 17 e 19 de maio, as turmas do 1º ano e o 3ºB da EB do Parque, fizeram uma caminhada até à Biblioteca Municipal para visitar a exposição "Narrativas Gráficas", promovida pela bibliotecas escolares em que participaram os alunos das diversas EB dos Agrupamentos do concelho.
No final, ouviram a história "A coisa que dói mais no mundo" acompanhada pelo respetivo powerpoint. (Para ver as fotos, clica em "continuar").

Regressaram, no passado domingo, da Alemanha e, na segunda-feira, de Inglaterra, os vinte e cinco alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, que, durante um mês, realizaram naqueles países os seus estágios profissionais (Formação em Contexto de Trabalho), enquadrados no programa Europeu Erasmus+.

Os critérios de seleção passaram pelas médias de curso, naturalmente as mais elevadas, e ainda pelo comportamento e empenho revelados ao longo dos três anos de frequência letiva na escola. Além disso, os alunos elaboraram cartas de motivação, explicando as razões que os levavam a optar pela realização a formação em contexto de trabalho no estrangeiro. Por razões óbvias, era fundamental o domínio da língua inglesa, que bem necessária se revelou ao longo do estágio.

 

 
 
 

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