Na senda de outros anos, que vão crescendo, a nossa escola, numa iniciativa conjunta entre o grupo de Português e a Biblioteca Escolar, aderiu ao “Concurso Nacional de Leitura”, uma das inúmeras iniciativas do “Plano Nacional de Leitura” (PNL).


Deste modo, no âmbito da 11.ª edição, realizou-se, no passado dia 11 de janeiro, pelas 14h30, nos recantos da Biblioteca, a primeira fase do referido concurso. Como vem sendo habitual, os alunos aderiram, substancialmente, a esta iniciativa (16 no Ensino Secundário e 21 no Ensino Básico).
A fim de serem testados os conhecimentos dos alunos, os docentes de Português escolheram cinco obras, tendo em conta cada nível de ensino, as quais foram, previamente, analisadas pelas docentes envolvidas:
- A Morte do Corcunda de Tim Bowley e O Velho que Lia Romances de Amor de Luis Sepúlveda (Ensino Básico);
- Jesusalém de Mia Couto, A Bibliotecária de Auschwitz de Antonio Iturbe e A Freira e o Assassino, de Isabel Barreno (Ensino Secundário).
Tendo por base a leitura atenta destas obras, os alunos procederam à realização da prova escrita, composta por 30 questões, e as suas prestações ditaram os seguintes finalistas:

- Ensino Básico:
* Mafalda Pinheiro (7.º C) - 29 pontos (1.º lugar)
* Diogo Cruz (9.º A) - 27 pontos (2.º lugar)
* Júlia da Costa (8.º A) - 26 pontos (3.º lugar)
* Tiago Tavares (8.º B) - 26 pontos (4.º lugar)
* Armando Mortágua (8.º A) - 26 pontos (5.º lugar)
* Gonçalo Oliveira (8.º B) - 25 pontos (6.º lugar)

- Ensino Secundário:
* Rita Dias (10.º A) - 28 pontos (1.º lugar)
* Pedro Tavares (11.º A) – 28 pontos (2.º lugar)
* André Silva (11.º A) - 28 pontos (3.º lugar)
* Leonor Pinho (10.º A) - 25 pontos (4.º lugar)
* Eva Leal (12.º B) – 25 pontos (5.º lugar)
* Gustavo Martins (10.º A) - 23 pontos (6.º lugar)

Já no dia 18 de janeiro, a partir das 14h30, teve lugar a segunda fase deste concurso (prova oral), que decorreu, igualmente, na Biblioteca Escolar e que contou com a presença dos finalistas. A orientar esta sessão estiveram as professoras Dina Sarabando e Manuela Balseira que conduziram as quatro etapas previstas no respetivo regulamento: Compreensão e Conhecimentos; Leitura e Expressão; Escrita e Criatividade; Argumentação e Raciocínio.
O júri, constituído pelos professores de Português (Margarida Ribeiro, Madalena Figueiredo e Carlos Marques) e por um elemento representante da Biblioteca Escolar (Sónia Aires), foi responsável pela atribuição da pontuação à prestação de cada candidato que foi dando mostras do seu conhecimento em torno das obras já referidas.
A viagem pelo mundo da ficção literária, nacional e estrangeira, chegou, entretanto, ao fim e restava esperar pelas decisões do soberano júri. Assim, em clima de suspense, foram comunicados a todos os presentes os resultados finais. Deste modo, os alunos que representarão o nosso Agrupamento, na fase distrital, em data a designar, são os seguintes:

* Ensino Básico:
- Mafalda Pinheiro (1.º lugar, 7.º C);
- Júlia Costa (2.º lugar, 8.º A);
- Diogo Cruz (3.º lugar, 9.º A).

* Ensino Secundário:
- Gustavo Martins (1.º lugar, 10.º A);
- Rita Dias (2.º lugar, 10.º A);
- Pedro Tavares (3.º lugar, 11.º A).

Em nome do Grupo de Português e da Biblioteca Escolar, os nossos parabéns e boa sorte no resto da jornada…

Dina Sarabando
Manuela Balseiro

 

Para ver mais fotos, clique em:

Concurso Nacional de Leitura

 

AN CNL IMG 7115


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL