Numa iniciativa marcada pela solidariedade e pelo espírito de cidadania, os alunos do 4.º ano, da Escola Básica do Parque, realizaram, no dia 10 de dezembro, uma visita ao Centro de Coordenadores de Transportes, onde entregaram diversos alimentos destinados ao «Frigorífico Solidário» da comunidade.
 

Os alunos do 2.ºB, da Escola Básica de Fundo de Vila, criaram o “Monstrinho do Silêncio”, no Dia Mundial da Ciência. Assim, para assinalar esta efeméride, os discentes realizaram uma atividade especial que uniu criatividade, ciência e educação emocional, tendo a proposta consistido na construção do “Monstrinho do Silêncio”, uma pequena figura feita com plasticina caseira.

Eu sou a Catarina Cruz, do 12.º D e represento o Clube de Jovens Repórteres. Hoje, tenho comigo a atual Presidente da Associação de Estudantes do nosso Agrupamento, Mariana Martins, do 12.º A. Na assunção deste novo papel, na sua vida, vamos conversar sobre o seu percurso, o que a motivou a assumir esta função e quais são os projetos que pretende desenvolver, ao longo do mandato. 

Na manhã do dia 27 de novembro, teve lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira Verde do Eco-Escolas, em todas as escolas do Agrupamento, o único Eco-Agrupamento de S. João da Madeira. Esta celebração é, assim, uma forma de reconhecimento do trabalho realizado por TODA a comunidade educativa, no ano letivo transato, mas também o compromisso de, no presente, se continuar a educar para a Sustentabilidade e a Cidadania. A cerimónia contou, ainda, com a presença da Direção do AESL e dos representantes da Autarquia, com quem o Agrupamento estabelece uma profícua parceria.

Num século em que debater sobre as alterações climáticas e o aquecimento global se tornou a grande sensação do momento, era mais do que calculável que grandes políticos ingressariam na conversa, na tentativa de fazer parte do leque de protagonistas do momento. No meio de protestos civis, pacíficos e outros não tão pacíficos, polémicos e outros que passaram por despercebidos ou foram esquecidos, em menos de três dias, Barack Obama vestiu a bandeira americana com todo o seu orgulho e nacionalismo (como um bom americano) e afirmou: “Somos a primeira geração a sentir o efeito das alterações climáticas e a última geração que pode fazer algo a esse respeito.”

A campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome, realizada nos passados dias 29 e 30 de novembro, voltou a contar com uma forte mobilização de estudantes do AESL. Assim, mais de 60 alunos participaram como voluntários, na recolha de bens, em vários hipermercados da cidade, contribuindo para os objetivos desta iniciativa, que é combater a fome e a exclusão social.
 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL