Os alunos do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, viveram um dia bem preenchido de aventuras e descobertas, uma vez que estes pequenos exploradores tiveram a grande oportunidade de visitarem o Zoo de Santo Inácio, não deixando de mostrar o quão encantados ficaram com os animais e os habitats naturais com os quais puderam contactar.

Entre leões, suricatas, aves exóticas e muitas aprendizagens sobre a biodiversidade, esta visita foi uma verdadeira viagem ao mundo animal. Deste modo, além de vastas aprendizagens, houve, igualmente, tempo para todos brincarem, conviverem e partilharem um piquenique bem divertido.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, após o notável desempenho alcançado pelos alunos dos Cursos Profissionais de Mecatrónica, de Eletrónica, Automação e Comando e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, foi destacado no Festival Nacional de Robótica, que decorreu no dia 6 de abril, no Funchal (Madeira), cuja representação arrecadou três primeiros lugares e um 2.º lugar, elevando bem alto os nomes do AESL e do município.

Na competição Robot@Factory Rookies, a equipa Nuts & Bolts (Pedro Machado e Martim Silva) conquistou o 1.º lugar, demonstrando excelência técnica e espírito colaborativo. Já a equipa Fast Robot (Guilherme Anacleto e Eduardo Ferreira) alcançou um honroso 2.º lugar na mesma competição. Por outro lado, na competição First Challenger – Escalão 3, a equipa “O Triciclo”, formada por Gonçalo Alves e Leonardo Reis, brilhou ao conquistar o 1.º lugar nos níveis I, II e III, um feito excecional que evidencia o rigor e a qualidade da formação ministrada no AESL.

Os alunos do 3.º ano, da Escola Básica do Parque, no dia 16 de junho, tiveram uma experiência inesquecível a partir de uma visita de estudo cheia de descobertas e diversão.

Assim, logo de manhã, os pequenos exploradores tiveram a oportunidade de ver o Sol através de telescópios especiais, aprendendo sobre a sua importância e os seus movimentos. Depois, participaram numa atividade prática de laboratório na qual aprenderam sobre a origem das estações do ano, os movimentos da Terra e as fases da Lua, de uma forma divertida e educativa.

A aventura continuou na cúpula do Planetário, com uma sessão imersiva, na qual conseguiram entrar num espaço mágico, explorando o universo, observando as estrelas, constelações, galáxias e planetas. Foi uma oportunidade única de todos verem, de perto, o universo e entender melhor os fenómenos que acontecem lá fora.

Após este encantamento com as maravilhas do espaço, os discentes seguiram para o Jardim da Cidade, um espaço verde e tranquilo, perfeito para relaxar e aproveitar o almoço em boa companhia. Todos juntos partilharam momentos de alegria, conversas animadas e muitas risadas, fortalecendo, ainda mais, os laços de amizade.

Este tornou-se um dia inesquecível para todos, repleto de aprendizagens, curiosidade e magia provinda do universo. Uma experiência que combina conhecimento e diversão, mostrando que aprender pode, também, ser uma grande aventura!

«Novas tecnologias – oportunidades e desafios para os jovens»

Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens»

 

Nos pretéritos dias 26 e 27 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mais uma vez, o direito de representar, como tantas outras vezes já sucedeu, de forma orgulhosa, o Círculo Eleitoral de Aveiro. 

Este desafio parlamentar foi assumido, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: os deputados Rúben Marques (12.ºC) e Mariana Martins (11.º A), assim como o repórter César Silva (10.ºB), tendo sido acompanhados pela Coordenadora do projeto, Dina Sarabando

As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e Fora da Europa chegaram à Casa da Democracia, sensivelmente, na hora do almoço, tendo iniciado, posteriormente, os trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL foram incluídos na 1.ª Comissão (sala 1), juntamente com os círculos de Fora da Europa, Beja, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal e Braga, embora o Projeto de Recomendação deste último círculo não estivesse em debate. Nesta edição, pelo facto de, à data da Sessão Nacional, o governo da nação ainda não ter assumido funções, as quatro comissões decorreram sem a habitual presença e orientação dos deputados da Assembleia da República, contando, neste sentido, com a supervisão de assessores. O restante grupo do Círculo Eleitoral de Aveiro posicionou-se na 4.ª comissão (sala 6).

O auditório do Centro Multidisciplinar Interativo da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi palco de mais um PEBI Final Show, desta vez, alusivo ao tema “Unity and Diversity” (“Unidade e Diversidade”), que seguiu o mote da área do Domínio de Autonomia Curricular, neste ano letivo que, agora, termina.

A equipa docente do Programa de Escolas Bilíngues, em Inglês, da nossa escola, pelo segundo ano a trabalhar neste sentido, trouxe à cena mais uma demonstração do que se fez, ao longo do ano, nas várias disciplinas que aderiram ao projeto. O resultado foi um espetáculo no qual imperaram o entusiasmo, a dedicação e a emoção que envolveu o 3.ºA, da Escola Básica do Parque, o 8.ºB e C. Esta atividade contou com um trabalho, em equipa, que aglutinou os conteúdos lecionados em língua inglesa, nas disciplinas de História, Geografia, Matemática, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Visual e Educação Física, tendo como elo a disciplina e a docente de Inglês.

Assim, país, professores e alunos saíram de coração cheio, no final de pouco mais de uma hora de espetáculo, o que nos fez ter a certeza de que momentos como estes valem mesmo a pena! See you next year!!

Projetos inspiradores em torno de Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós

No âmbito da lecionação dos conteúdos literários, que integram o programa de Português do 11.º ano de escolaridade, as turmas dos Cursos Científico-Humanísticos, do AESL, participaram, no mês de maio, em duas atividades que se revelaram bastante profícuas no que concerne à consolidação dos conhecimentos e ao alargamento dos horizontes culturais dos alunos.

Assim, no dia 21 de maio, realizaram uma visita de estudo, dinamizada pela associação «Opera Omnia», à Cadeia da Relação do Porto, onde Camilo Castelo Branco cumpriu pena e redigiu “Amor de Perdição”, a sua obra mais emblemática. Aí, um guia deu a conhecer as circunstâncias verídicas que o levaram a escrever o livro, explicitando alguns contornos que causaram estupefação entre alunos e professores. Possuidor de um sólido conhecimento sobre o funcionamento do edifício, em tempos idos, o guia explicitou, com minúcia e rigor, o tipo de penas que ali eram cumpridas, as características das celas e a rotina diária dos prisioneiros.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite marcou, de novo, presença, no dia 06 de junho, na 4.ª edição das Olimpíadas da Rádio, nas quais participaram sete escolas finalistas. A viagem percorrida entre S. João da Madeira e Arronches, pelos alunos do AESL, foi longa, mas animada e muito aprazível, contando com paisagens lindíssimas, sobretudo, na zona alentejana.

Os locutores serafinos – sete no total – eram provenientes das turmas dos 10.º A e 11.º A, os quais foram acompanhados pela professora Dina Sarabando.  As provas tiveram início às 15h00 e a apresentação esteve ao encargo de duas alunas locutoras da Rádio Miúdos, Luna Duarte (Santa Maria da Feira) e Carolina Pereira (Lisboa). Já os locutores que representaram o Agrupamento foram a Rita Oliveira (11.º A), o Guilherme Ferreira (11.º A), a Anaís Vasconcelos (10.º A) e o Afonso Tavares (10.º A). No papel de repórteres, estiveram os discentes Dinis Costa e Sofia Zara, do 10.º A, e Maria Silva, do 11.º A, que cumpriram, igualmente, o papel de claque de apoio.

A poesia continua a florescer no AESL

A poesia vive e respira pelos corredores da Serafim Leite. Discreta ou vibrante, manifesta-se nos muitos alunos que, desde tenra idade, descobrem o encanto de escrever e de se assumirem como poetas. E ainda bem que assim é, porque há tanto de libertador na arte de exprimir, em verso, aquilo que se guarda no íntimo de cada um. Por instantes, deixemos de lado a célebre tese de Fernando Pessoa, segundo a qual «o poeta é um fingidor» e abracemos, sem reservas, a autenticidade dos nossos jovens criadores que, mais uma vez, alcançaram um lugar no pódio deste concurso municipal. 

Assim, no âmbito desta iniciativa de expressão poética, “Poesia na Corda”, os nossos alunos, incentivados pelas professoras de Português/Expressa-te e pela Biblioteca Escolar, aceitaram o desafio de dar forma aos seus sentimentos, ideias e reflexões, compondo poemas sobre as mais diversas temáticas. E, desta forma, recebemos, com orgulho, a notícia de que sete alunos do Agrupamento tinham sido distinguidos, em diferentes escalões escolares, correspondentes à sua faixa etária, a saber:

- Poemas Criança (5-7 anos): Gabriel Lima Queiróz (3.º lugar);

- Poemas Gaiatos (8-10 anos): Guido Francisco Miguel Martins (1.º lugar);

- Poemas Por Miúdos (11-13 anos): Cauã Morbeck Poubel (1.º lugar) e Leonor Jácome Lima (3.º lugar);

- Juventude Primavera (14-16 anos): Tomás Silva Paiva de Sá (1.º lugar) e Francisco Correia Almeida Silva Pinho (3.º lugar);

- Juventude Navegadora (17-21 anos): Joana Costa Vieira Araújo (2.º lugar ex-aequo).

S. João da Madeira celebra diversidade cultural 

em Sessão de Acolhimento a Alunos Estrangeiros

S. João da Madeira, 21 de junho de 2025 – A Sala dos Fornos, na Oliva Creative Factory, no coração da cidade, encheu-se, na tarde deste dia, de música, cor e tradições do mundo numa calorosa sessão de acolhimento dedicada aos alunos estrangeiros que frequentam os agrupamentos escolares locais.

Assim, após o ensaio geral, que decorreu no período da manhã, a partir das 14h15, os convivas começaram a chegar, sendo recebidos com entusiasmo num ambiente que refletia o espírito de integração e partilha. A abertura oficial do evento aconteceu com uma animada arruada protagonizada pela Escola de Samba da Associação Recreativa e Cultural do Carnaval de Pindelo, que conseguiu brindar o público com uma atuação vibrante no palco. 

Seguiu-se o período de boas vindas, por parte dos apresentadores do evento - os representantes de cada um dos Agrupamentos, tendo o AESL sido representado pela Lúcia Rocha, que frequenta o 7.ºD, cujo país natal é a França. Ao longo do evento, foi acompanhada pelo Davi Bastos e pela Matilde Morais. 

A cerimónia de entrega dos prémios do concurso «Microcontos de Camões», realizada na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, no dia 17 de junho, pelas 18h30, celebrou o talento poético dos nossos jovens escritores dos 2.º (Carolina Sampaio, Leonor Silva e Rafaela Espírito Santo) e 3.º ciclos (Maria Miguel Gouveia, substituída, neste evento, pela respetiva Encarregada de Educação), bem como do Ensino Secundário (Luana Pinho, Marília Vitória e Rodrigo Martins) e, ainda, dos professores (Maria Henrique Paula). Assim, inspirando-se, nas aulas de Expressa-te e de Português, na vida e obra de Luís Vaz de Camões, os participantes deram asas à sua imaginação e construíram microcontos profundamente criativos, que revelam não só o domínio da palavra, mas também uma sensibilidade apurada em relação à cultura nacional.

Nesta homenagem ao maior poeta da Literatura Portuguesa, o génio d’ «Os Lusíadas», cujos 500 anos do seu nascimento são, agora, celebrados, destacaram-se vozes que, com tamanha originalidade e emoção, mantêm viva a chama do génio camoniano. Viva Camões! E viva a Língua Portuguesa, exaltada através da escrita livre, ousada e apaixonada dos heróis do AESL!

Professores, educadoras, alunos, assistentes operacionais, pais e membros da Associação de Pais da Escola Básica do Parque marcharam com o coração cheio de orgulho e de tradição.

Cada passo e cada sorriso refletiram o verdadeiro espírito da nossa comunidade escolar — vida, participação e talento! E, para recorder este momento festivo, eis as quadras que acompanharam esta marcha inesquecível:

Somos filhos de Portugal,
Do Parque viemos marchar,
Com alegria no coração,
Prontos para encantar!

Na escola do nosso Parque,
Brilha a luz de Portugal,
Marchamos com esperança,
Num ritmo sem igual!

Obrigado a todos por fazerem parte desta festa tão especial. Um viva às marchas populares e à nossa tradição! Viva a nossa escola!

Marchas da EB do Parque, 18-06-2025

Na noite de 5 de junho, pelas 21h30, o átrio da Escola Dr. Serafim Leite transformou-se num ponto de encontro entre ciência, contemplação e consciencialização ambiental. A atividade "Observação Noturna – Dia Mundial do Ambiente" reuniu alunos e respetivas famílias numa experiência única de ligação ao universo e à Terra.

O principal objetivo da iniciativa foi despertar o interesse pela ciência, em particular pela Astronomia, ao mesmo tempo que se promove uma reflexão sobre o nosso papel no planeta. Ao olhar o céu estrelado, todos puderam sentir a vastidão do cosmos e a singularidade da nossa casa comum — um pequeno planeta azul, frágil e insubstituível.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi a visualização detalhada da Lua através de um telescópio, que despertou o fascínio de todos os participantes. Um agradecimento especial ao professor Pedro Gual, cuja colaboração foi essencial para proporcionar esta observação inesquecível.

Agradecemos igualmente a todos os professores presentes, nomeadamente ao grupo de Física e Química, pelo empenho, dedicação e apoio à concretização desta atividade.

A noite proporcionou momentos de descoberta, admiração e partilha, reforçando a ideia de que não existe planeta B e que cada recurso natural deve ser valorizado. Foi, sem dúvida, uma celebração especial da ciência, da Terra e do ambiente que nos une.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL