No passado dia 21 de março, mais de 70 alunos dos diferentes cursos profissionais (11.º ano) do AESL tiveram a oportunidade de efetuar uma visita de estudo marcada pela memória e aproximação ao mundo de Camilo Castelo Branco. Foi um dia recheado de surpresas e de aprendizagem “in loco”. 

A visita de estudo realizou-se no dia 4 de janeiro. O ponto de encontro das turmas participantes (10.°A de Ciências e Tecnologias, 10.°B de Artes Visuais, 10.°C de Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades) foi a Serafim Leite e a partida sucedeu às 6 horas.

Nascido em 19 de janeiro de 1923, no Fundão, Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, morreu no Porto, em 2005, aos 82 anos. São, por isso, essas as duas principais cidades a organizar iniciativas de evocação desta data especial. 

No dia vinte e nove de novembro, as turmas do 11.ºA e do 12.ºA participaram numa visita de estudo, no âmbito do programa «Cientificamente Provável», da Rede de Bibliotecas Escolares, e das disciplinas de Biologia e Geologia. Nesse sentido, os mesmos visitaram o Laboratório Aberto do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

No dia 21 de novembro de 2022, a nossa turma, juntamente com o 12.ºA, acompanhada pelas docentes Maria Henrique Paula e Lurdes Gual, teve a oportunidade de visitar o Palácio Nacional de Mafra. 

Saímos da nossa escola às 7h da manhã com destino a Mafra. A meio do trajeto, fizemos uma paragem, tendo tido algum tempo para comer e nos prepararmos para seguir, de novo, viagem.

No dia 5 de novembro, pelas 17:00, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, assistimos à apresentação do livro “Bioética da Finitude'', da autoria da Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, antiga docente no nosso Agrupamento. Este evento, moderado pela professora Manuela Balseiro, contou com a presença do Professor Doutor Manuel Curado, da Universidade do Minho, do Professor Doutor António Jácomo, do CESPU, e do Professor Doutor Vítor Oliveira Jorge, professor jubilado da Universidade do Porto, enquanto palestrantes e, também, de vários antigos colegas da docente, bem como de discentes da área de Ciências e Tecnologias.

No âmbito da visita de estudo do Curso Profissional de Técnico de Design e Comunicação Gráfica, realizada na passada quinta-feira, dia 10 de novembro, a turma do 12.º F deslocou-se a duas universidades localizadas no Porto, a Universidade Católica do Porto e a ESAP (Escola Superior Artística do Porto), aproveitando, ainda, uma visita ao Mercado do Bolhão.

Na capital de inverno da Letónia, Al?ksne, onde a Letónia, a Estónia e a Rússia se encontram, reuniram-se os alunos e os professores do projeto de Erasmus+, SoMBeT, para uma atividade de aprendizagem sob o tema “Future's Technology classes”. Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade para se refletir sobre o passado, o presente e o futuro. 

No passado dia vinte e três de setembro, a turma do 12.°F, do Curso Profissional de Design de Comunicação Gráfica, acompanhada pela Diretora de Curso, a professora Teresa Soares, participou na sessão "O FUTURO É TEU" sobre o tema da sustentabilidade, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2022, subordinadas ao tema «Património Sustentável», proposta pelo Museu da Chapelaria e pelo Museu do Calçado. 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL