• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Dia Internacional da Matemática 2025

    Dia...

                    Todos os anos, o International Day of Mathematics (IDM), da União Matemática Internacional, desafia as escolas a envolverem os seus alunos na descoberta das ligações que a Matemática tem com a realidade.                 Este ano, o desafio foi refletir sobre as...
  • «Programa de Mentoria»

    «Programa de...

    Sou mentor… e agora? O que fazer?  Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, representados pela psicóloga Manuela Fernandes, em parceria com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, organizaram a primeira sessão de...

EPE...

  • Brincar aos médicos…

    Brincar aos...

    No passado dia 4 de fevereiro, a sala 3, do Jardim de Infância da Escola Básica do Parque foi ao centro de saúde, no âmbito do projeto “Centro de Saúde dos Pequeninos “, com o seu peluche/boneco preferido. Assim, fomos recebidos pela enfermeira Mariana...

3.º CEB...

  • Alunos do 8.º ano assistem ao filme

    Alunos do 8.º...

    Os alunos das turmas B e C, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, tiveram a oportunidade de assistir ao filme-documentário "Energia...

1.º CEB...

  • Escritora encanta alunos com

    Escritora...

    No dia 6 de março, as turmas dos 1.º A e B, da Escola Básica do Parque, tiveram o privilégio de receber a escritora Beatriz, que trouxe a história "Super Miúdos como tu!" para uma sessão de leitura interativa. Através de uma narrativa envolvente, os...

SEC...

  • Alunos em estágio Erasmus+ preparam-se com Formação em Primeiros Socorros

    Alunos em...

    Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se preparam para realizar estágios internacionais, no âmbito do Projeto Erasmus+...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Natal do Ensino Recorrente

    Natal do Ensino...

    Uma Celebração da Diversidade Cultural Ensino Recorrente (AESL) Na noite do dia 18 de dezembro, sob a organização da Associação de Estudantes e da...

                Todos os anos, o International Day of Mathematics (IDM), da União Matemática Internacional, desafia as escolas a envolverem os seus alunos na descoberta das ligações que a Matemática tem com a realidade.

                Este ano, o desafio foi refletir sobre as conexões que existem entre a Matemática, a Arte e Criatividade. Como é referido no site do IDM, “Usar a Matemática nas Artes abre portas para novas ideias e para criações bonitas e cativantes.”(https://www.idm314.org/).

                Assim, os alunos do AESL foram convidados a participar, através da decoração de pequenos mosaicos, nos quais apresentaram as suas produções artísticas. Cada aluno foi livre de imaginar e de criar o seu mosaico, contribuindo para a construção de um painel exposto no polivalente da escola sede, deliciando o olhar de toda a comunidade educativa com esta instalação artística.

                O resultado final foi maravilhoso e, sem dúvida, a Matemática abriu portas à imaginação e libertou a criatividade de cada aluno, com um resultado que não foi indiferente ao olhar de todos.

                Ser professor de Matemática é isto mesmo. Partimos de hipóteses que conhecemos ou sonhamos, conjeturamos o que, ainda, não foi feito e lançamo-nos a cada problema com o sonho de o tornar na solução mais interessante para os nossos alunos e que constitua um deleite para toda a comunidade educativa.

                Parabéns a todos os alunos por terem contribuído para o sucesso desta atividade!

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se preparam para realizar estágios internacionais, no âmbito do Projeto Erasmus+ 2024-1-PT01-KA121-VET-000201920, participaram, recentemente, numa sessão de formação em Primeiros Socorros. A iniciativa, dinamizada pelas enfermeiras Mariana Dias e Catarina Quaresma e organizada pela professora Paula Regina, teve como objetivo dotar os alunos de competências essenciais para lidar com situações de emergência, durante a sua experiência no estrangeiro.

Estes jovens, provenientes dos Cursos Profissionais de Audiovisuais, Mecatrónica, Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Eletrónica, Automação e Comando e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, terão a oportunidade de aplicar e aprofundar os seus conhecimentos em ambientes de trabalho reais, ao nível internacional.

A formação abordou temas essenciais como técnicas de primeiros socorros, manobras de desobstrução das vias respiratórias, tratamento de ferimentos e atuação em casos de emergência médica. Esta preparação é fundamental para garantir a segurança dos alunos e aumentar a sua confiança, durante a sua experiência noutros países.

Para complementar esta preparação, na próxima semana, terá lugar uma nova sessão, focada, exclusivamente, no Suporte Básico de Vida, dinamizada pela professora Paula Regina. Esta formação reforçará as competências dos alunos na resposta a emergências, garantindo que estão aptos a atuar, de forma rápida e eficaz, em situações críticas.

Através destas iniciativas, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua a apostar na formação integral dos seus alunos, proporcionando-lhes ferramentas que fortaleçam não apenas a sua preparação técnica, mas também a sua segurança e responsabilidade além-fronteiras.

Os alunos das turmas B e C, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, tiveram a oportunidade de assistir ao filme-documentário "Energia Nuclear, Já", no cinema do Centro Comercial «8º Avenida», em S. João da Madeira. A atividade foi organizada pela professora Manuela Correia, no âmbito da disciplina de Físico-Química, e contou com o acompanhamento das professoras Susana Melo e Renata Marques. 

O documentário aborda questões cruciais da atualidade, como os prós e os contras das diversas formas de energia renováveis e não renováveis, os impactos das alterações climáticas e as desigualdades sociais associadas ao acesso à energia. Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da transição energética e as consequências das escolhas energéticas para o futuro do planeta. 

Após a exibição do filme, os estudantes participarão numa discussão orientada pelos docentes, onde poderão expressar as suas opiniões e questionamentos sobre o tema. A iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora, promovendo o pensamento crítico e a consciência ambiental entre os jovens.

No dia 6 de março, as turmas dos 1.º A e B, da Escola Básica do Parque, tiveram o privilégio de receber a escritora Beatriz, que trouxe a história "Super Miúdos como tu!" para uma sessão de leitura interativa.

Através de uma narrativa envolvente, os alunos conheceram os super miúdos e participaram, ativamente, na leitura. Além disso, a atividade ficou ainda mais especial com uma experiência prática: os alunos puderam explorar o conceito dos "feijões mágicos", tornando o momento imensamente divertido e educativo.

Foi uma experiência enriquecedora e mágica, deixando um brilho de entusiasmo nos pequenos leitores!

No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre Gil, do corpus literário do Ensino Secundário, o qual foi representado pela companhia “Prof&Trolls”, ineditamente, constituída por professores de variadas áreas e por músicos do Conservatório da Lousada.

A peça iniciou por volta das 15h30, após uma verdadeira azáfama na montagem do cenário, dos adereços e dos figurinos, e teve a duração de cerca de 1h30 minutos, durante a qual não faltou comicidade, interação com o público, um cenário à maneira vicentina e uma banda ao vivo que viajou no tempo, a fim de nos trazer as letras evocadas na farsa vicentina, ali mesmo, no palco da Serafim Leite.

No geral, todos os alunos apreciaram e muito a peça, até porque nos deu a conhecer melhor (e de uma maneira mais divertida) a obra de Gil Vicente, tendo compreendido, ao vivo, tudo o que o dramaturgo quis transmitir ao público do seu tempo. Foi, sem dúvida, mais uma oportunidade oferecida pela escola e, concretamente, pelas professoras de Português, que se tornou inesquecível para todos, alunos e professores.

Este foi, na nossa ótica, um espetáculo de teatro que primou pela sua singularidade, tendo o público respondido, de forma efusiva, às tiradas cómicas dos atores, sobretudo de Pero Marques e do Moço. 

No dia 7 de março, as turmas do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, embarcaram numa aventura ao ar livre, explorando os segredos do Parque do Rio Ul, no âmbito do projeto "Quantos parques há no parque?".

Com olhares curiosos e espírito de descoberta, os alunos observaram, de perto, a fauna e a flora do parque, identificando plantas, árvores e animais nos seus habitats naturais. Entre trilhos verdejantes e momentos de exploração, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação da natureza e da biodiversidade.

Foi uma experiência inesquecível, na qual a aprendizagem aconteceu de forma divertida e interativa, despertando, nos pequenos exploradores, um novo olhar sobre o mundo natural!

Sou mentor… e agora? O que fazer? 

Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, representados pela psicóloga Manuela Fernandes, em parceria com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, organizaram a primeira sessão de formação destinada aos cerca de 50 alunos mentores inscritos, embora tenham apenas participado 4 dezenas de mentores. Este programa foi concebido para apoiar os alunos do AESL que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), em todos os ciclos de ensino, e os alunos recém-chegados ao 5.º e ao 10.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, proporcionando-lhes um acompanhamento mais próximo e enriquecedor.

A formação decorreu no dia 11 de fevereiro, no Centro Multidisciplinar Interativo, a partir das 14h15, tendo reunido os jovens mentores num ambiente de grande entusiasmo e curiosidade face a esta nova perspetiva de se encarar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, com toda a atenção e dedicação, os alunos ouviram a palestrante, interagiram ativamente e aceitaram os desafios propostos. A sessão adjacente ao Programa de Mentoria, como já se tornou hábito, serviu, deste modo, não só para esclarecer dúvidas, mas também para fortalecer a perceção da relevância do novo papel dos mentores, o qual terá um impacto direto na integração e no bem-estar dos colegas que acompanharão.

No dia 28 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura, sendo que a temática desta fase recaiu em obras camonianas, as quais deram a conhecer, a miúdos e graúdos, quem foi este génio da Línguas e da Literatura nacionais. Assim, os oito alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, teve lugar na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, decorreu nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal; a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo; e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva. Os nossos heróis da leitura que, brilhantemente, representaram o nosso Agrupamento e que nos enchem a todos de orgulho, foram: 1.º ciclo (Lorena Lopes e Guilherme Galdino); 2.º ciclo (Daniela Castro e João Madeira); 3.º ciclo (Davi Lima e Matilde Resende); Secundário (Isabelle Góes e Leonor Maia).

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025, decorreu, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, mais uma edição da Semana UBUNTU, uma iniciativa que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

O evento, dinamizado por professores da referida escola, previamente capacitados por formação dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), conta com a participação de trinta e um alunos do 9.º ao 11.º anos. Ao longo da semana, os estudantes são desafiados a conhecer a filosofia Ubuntu e a trabalhar os cinco pilares subjacentes: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e liderança servidora, através de atividades práticas e momentos de reflexão.

A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Irene Guimarães, para além da Presidente do Conselho Geral, Isabel Valente, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Helena Resende, que reforçaram a importância desta iniciativa na formação dos jovens da comunidade.

A Semana UBUNTU, que tem decorrido com grande entusiasmo, por parte dos participantes, permitirá a continuidade das atividades e a disseminação da filosofia UBUNTU entre os alunos e restante comunidade escolar.

Esta experiência, que já demonstrou ter um impacto positivo nos jovens em edições anteriores, continua a afirmar-se como um espaço de aprendizagem e de crescimento pessoal, promovendo uma cultura de entreajuda e liderança baseada em valores humanos.

A equipa formadora agradece à Câmara Municipal e à Direção da escola todo o apoio e colaboração sem o qual seria impossível dar continuidade a este projeto.

Alunos da Escola Básica do Parque exploram a História, a Arte e a Criatividade

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque realizaram uma visita educativa ao Museu do Papel, localizado em Paços de Brandão, e ao Museu de Lamas, situado na vila de Santa Maria de Lamas.

No Museu do Papel, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o património industrial e de explorar as memórias da História do papel, de forma interativa. A visita permitiu que os estudantes se envolvessem nos processos de fabrico e nas tradições papeleiras. No encerramento da atividade, os alunos participaram numa oficina especial, onde puderam produzir a sua própria folha de papel.

Já no Museu de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, os alunos exploraram diversas coleções, incluindo Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais e Esculturas em cortiça. Durante a visita, aprenderam, também, mais sobre o processo de transformação da cortiça. Para finalizar, participaram numa oficina criativa, onde usaram a imaginação para criar máscaras de Carnaval feitas de cortiça.

A visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando aprendizagem, criatividade e interatividade.

 

Professoras Marisela Oliveira e Vanessa Cruz

No dia 12 de fevereiro de 2025, no âmbito do estudo do som, na disciplina de Física e Química, os alunos participaram numa atividade prática e inovadora: a Terapia das Taças Tibetanas. Esta experiência surgiu de uma parceria entre a biblioteca da escola e as professoras de Físico-Química, proporcionando uma abordagem experimental e sensorial ao tema.

A atividade permitiu que os alunos explorassem conceitos como a propagação do som, as ondas sonoras, a frequência e a ressonância, de uma forma envolvente. Sob a orientação da professora Raquel Santos, mestre de nível 4 nesta terapia, os alunos puderam observar como as vibrações das taças tibetanas geram sons específicos e interagem com a matéria, tornando a aprendizagem mais concreta e significativa.

Além do aprofundamento dos conhecimentos científicos, a atividade destacou, também, os benefícios terapêuticos do som, promovendo o equilíbrio e o bem-estar. A experimentação aliou a ciência e o relaxamento, demonstrando como diferentes áreas do conhecimento podem convergir para proporcionar experiências educativas enriquecedoras.

A atividade foi um verdadeiro sucesso, permitindo aos participantes consolidar os seus conhecimentos e experimentar o poder do som na prática. Momentos como este reforçam a importância de metodologias inovadoras no ensino, tornando a aprendizagem mais motivadora e eficaz.

Na nossa escola, aprendemos com experiências que fazem a diferença!

No dia 26 de fevereiro, decorreu, no IPDJ de Aveiro, mais uma sessão para o apuramento dos elementos que, no próximo dia 18 de março, farão parte da Mesa da Presidência da Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», na atual edição, no âmbito do Ensino Secundário.

Assim, na senda do meritório trabalho desenvolvido, aquando das provas de seleção (apresentação pessoal, motivação da candidatura, leitura e questionário em torno do regimento da iniciativa parlamentar), foi eleita, enquanto Presidente da Mesa da Sessão Distrital, a aluna Victória Cavalcante, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em representação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o que, a todos, nos enche de orgulho pelas competências demonstradas e pelo magnífico lugar alcançado.

Por conseguinte, a jovem deputada eleita, agora, enquanto Presidente de Mesa, será a responsável máxima pela liderança dos trabalhos que decorrerão, no próximo 18 de março, no Centro de Artes de Águeda, na respetiva Sessão Distrital.

Parabéns à Victória e à Isabela que nos acompanhou nesta aventura tão distinta!

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL