Make A Wish
Jardim de Infância da Escola Básica de Fundo de Vila - Dia da música
O AESL na Turquia.
Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação na Escola do Parque
Halloween na Escola do Parque
Dia do diploma 2017
Dia do diploma 2017
Erasmus+ - Croácia 2017
Estrela humana - Make A Wisk.

 

A uma semana do Dia dos Afetos (ou também chamado Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados) os jardineiros da Autarquia vieram entregar um conjunto de tulipas a cada uma das escolas do Agrupamento. Cada uma das plantas vinha num vaso pequeno, individual, (que teremos de devolver) e por isso era necessário transplantá-las para uma área maior; talvez uma floreira ainda “desocupada” de cada uma das escolas ou o jardim exterior.

Na manhã de 5 de fevereiro, as turmas 10ºC, 10º F , 11ºA, 11ºE, 11ºH E 12ºG encheram o Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite para assistir à conferência do Dr. Joaquim Braga, investigador da FCT no Departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra e membro integrado e secretário da Unidade de Investigação IEF – Instituto de Estudos Filosóficos.

No dia 26 de janeiro, as turmas do primeiro ano da Escola do Parque visitaram a Fábrica da Ciência Viva, em Aveiro. Foi uma manhã bem diferente, em que os pequenos se transformaram em cientistas e puseram mãos à obra. Aprenderam a fazer pasta de dentes caseira, com salva, tomilho, água, caulino e óleos essenciais! Durante esta experiência, a conversa incidiu sobre a importância de lavar os dentes e manter uma alimentação saudável para protegermos a nossa dentição.

 

Amanheceu cinzento. O S. Pedro parecia não estar para carnavais. Mesmo assim, antes das nove horas, já os mais apressados alargavam as passadas para chegar à Escola. Os pequeninos, dependuravam-se na mão dos pais, misturando o frio da manhã com a alegria e a expectativa de desfilar no Carnaval das Escolas.

No dia 29 de janeiro de 2018, a EB/S Dr.Serafim Leite, no âmbito do projeto nacional «Parlamento dos Jovens», recebeu um distinto deputado da Assembleia da República, o Dr. Porfírio Silva, um dos representantes do Partido Socialista, eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro. É licenciado e mestre em Filosofia, tendo-se doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano. É membro do Conselho Nacional de Educação e colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica, sendo que o seu trabalho de investigação mais recente se centra no tema das sociedades artificiais e no papel social dos robôs, temas que muito o estimulam e entusiasmam.

Após o primeiro debate, no qual foram dados a conhecer os 14 Projetos de Recomendação em jogo (7 de cada nível de ensino), no “Parlamento dos Jovens”, teve lugar a campanha eleitoral que se disputou de uma forma bem acesa, sobretudo da parte dos mais pequeninos que não tiveram “mãos a medir” e mostraram que, definitivamente, é “de pequenino que se torce o pepino”. Tudo (ou quase tudo) valeu para as listas concorrentes (umas mais dinâmicas do que outras) mostrarem o valor do seu caderno eleitoral e dos próprios deputados: afixação de cartazes, divulgação da campanha online, através do jornal escolar, passagem de imagens no lcd da escola, mostrando medidas e carinhas bem larocas, cestinhos com doces a fim de serem distribuídos pela comunidade, letras bem gigantes que revelavam, sem pudor, a lista em que teriam de votar, comida e música, cartões e autocolantes – ideias que mostraram bem a dinâmica dos deputados da Serafim Leite.

A campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens está ao rubro: cartazes no Polivalente, bancas das listas nos recreio, música, t-shirts, tudo serve para captar o voto dos eleitores. A votação é já no dia 23. Até lá, há que demonstrar que o nosso programa e o nosso dinamismo são melhores do que os das outras listas. Em "continuar" podes consultar os cartazes e as medidas propostas, depois, é só escolher.

Mais um ano e mais um tema em debate a juntar a tantos outros já discutidos pelos alunos da Serafim, há cerca de uma década… Uma temática atual e comum a ambos os ciclos de estudos é o desafio lançado na atual edição do “Parlamento dos Jovens”, contando o nosso estabelecimento de ensino com 140 deputados que, mais uma vez, do 5.º ao 12.º anos, abraçaram este projeto nacional.
O primeiro passo foi dado no dia 15 de dezembro, no auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, na sede do nosso agrupamento. Assim, no último dia de aulas, no período da tarde, os deputados serafinos tiveram a oportunidade de dar a conhecer, aos seus companheiros políticos, as suas medidas de atuação partindo do tema “Igualdade de Género”, para que, numa fase posterior, possam ser debatidas e aprovadas.

Mara Andrade, aluna do Curso de Artes Visuais na Escola B/S Dr. Serafim Leite (12ºB), é a ilustradora do livro “Quem raptou o Meia-Lua?”, da autoria de Sofia Silva, uma jovem com apenas 10 anos que já se aventura pelos caminhos da escrita. A obra, com a chancela da Sana Editora, foi apresentada no passado dia 9 de dezembro nos Paços da Cultura, em S. João da Madeira, depois de uma primeira apresentação no Centro Cultural de Cucujães. Às autoras apresentamos os nossos parabéns, com votos de sucesso nesta aventura da escrita e da ilustração. E, para avivar o desejo da leitura, convidamos-vos a ler a sinopse em "continuar".

Rui M Costa, antigo aluno da Escola B/S Dr. Serafim Leite e licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, apresenta ao público alguns dos seus trabalhos, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, até ao dia 30 de dezembro. Na Memória Descritiva que seguidamente se apresenta, Rui M Costa explica a génese do seu trabalho e justifica as opções artísticas adotadas.