Slide total

Contacto com a Estação Espacial Internacional - 27 de janeiro de 2020
Conferência "Astrobiologia: o contexto cósmico da vida"
Bandeira eco escolas EB Fundo de Vila
Bandeira eco escolas EB do Parque
Órgãos sociais da Associação de Estudantes 19-20
Exposição "Artes e ofícios" - 11 de outubro de 2019
"Histórias e memórias" - Os Serafins - 11 de outubro de 2019
Erasmus+ ICT Competition - Novembro de 2019
Dia do diploma - 2019
AESL 2019

Hoje fui ao Carnaval das escolas. O tema deste ano era a Arte. A arte é assim a pintura, a música, a escultura, a literatura, que são os livros, e outras coisas de que não me lembro, ah e o teatro. Os artistas têm muita imaginação, por isso muitos têm barba e cabelo comprido e as mulheres que são artistas usam vestidos muito estranhos. Só o Picasso é que não tinha o cabelo comprido, porque era careca.

Uma equipa de dois alunos de Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite participou, com assinalável êxito, no Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Setúbal 2020, que decorreu em Setúbal, entre 9 e 14 de fevereiro. Os alunos Nuno Castro e Gonçalo Oliveira, ambos co Curso de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (12ºC) concorreram nas categorias “APPS Dispositivos Móveis” e “APPS Informáticas Empresariais”, respetivamente, tendo o primeiro deles alcançado a Medalha de Bronze e, o segundo, um Certificado de Excelência. De notar que, na sua categoria, estes alunos competiram com concorrentes a frequentar formação superior (CET e CESP), sendo os únicos que ainda estão a frequentar o 12º ano. A prova do Nuno consistia em criar uma aplicação móvel (em Android) para marcação de refeições e a prova do Gonçalo uma aplicação para a gestão do Wordskills.

No dia 11 de fevereiro, os alunos selecionados na Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura dos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira – 1.º Ciclo; 2.º Ciclo; 3.º Ciclo e Secundário - prestaram provas, escritas e orais, na Fase Municipal deste concurso. As provas decorreram nos Paços da Cultura de S. João da Madeira – da parte da manhã, as provas escritas foram realizadas nos computadores; da parte da tarde, as provas orais ocorreram no auditório. Misturado com o nervosismo estava o bichinho da leitura que fazia com que os alunos conversassem entre si e partilhassem este gosto pelo livro e pelas suas histórias.

E agora...?

Expressão sintomática de dúvidas e incertezas que nos acompanham no percurso da nossa vida, esta é uma questão que, mais cedo ou mais tarde, até ao final do ensino secundário, qualquer aluno se coloca.
É, por isso, digno de registo o programa promovido pela Escola Secundária Dr. Serafim Leite, que, na tarde do dia 12 de fevereiro, reuniu os alunos dos cursos profissionais, para que a estes fosse proporcionado o testemunho de ex-alunos da ESSL que passaram por esta fase, antes de ingressarem no ensino superior, num processo de desenvolvimento de competências e de construção do seu futuro profissional. A este grupo juntaram-se profissionais e empreendedores de diversas áreas económicas, no ativo.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveu um conjunto de palestras, designadas “Encontros de Profissionais” cujo objetivo foi o de estimular o diálogo entre os atuais alunos, os empresários da sua área de formação e ainda ex-alunos já no mercado de trabalho, ou em prosseguimento de estudos.
Os painéis de oradores foram constituídos de forma diferenciada, em função dos cursos a que pertenciam os alunos participantes.

RoadShow Financeiro é um projeto inovador – organizado pelo MoneyLab e que conta com o apoio da Fidelidade, Fundação Millennium bcp e Euronext - que tem como objetivo colmatar a desinformação que existe entre as camadas mais jovens, no que diz respeito à literacia financeira.
Alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite participaram nesta iniciativa, deslocando-se até ao auditório da reitoria da Universidade de Aveiro, no dia 05 de fevereiro de 2020.

Cristiano Paulino (8ºC)

No dia 30 de janeiro de 2020, fomos de autocarro com a Professora de Inglês (Alexandra Pinto) e a Professora de Matemática (Cristina Rodrigues) até ao Centro de Educação Integral para conhecer o autor o projeto LIVING PEACE. Fomos recebidos nessa escola pelos alunos do 5.º e 6.º anos, com duas músicas.

Apurados os 31 deputados, em cada um dos graus de ensino, chegaram rapidamente os dias das Sessões Escolares da Serafim Leite: a do Ensino Básico no dia 22 de janeiro e a do Ensino Secundário no dia seguinte, 23 de janeiro. Em ambas foi-nos permitido conhecer, em primeira mão, os digníssimos deputados que defenderão o nosso Projeto de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.

No passado dia 17 de janeiro, uma comitiva da Serafim Leite partiu rumo à Torre da Oliva, pelas 14 horas, a fim de revelar o trabalho desenvolvido, por toda a comunidade escolar, no âmbito do projeto “Celebrar a História”, depois de uma preparação a cargos das docentes Dina Sarabando e Lurdes Gual.
O conjunto dos alunos Ana Amorim (7.º D), Bruna Santos (10.º A), Sofia Paiva (11.º B) e Samuel Silva (12.º B), representantes das atividades implementadas no feriado municipal, acompanhado pelas professoras Lurdes Gual e Cristina Tavares, deslocou-se ao III Encontro Indústria, História e Património, que decorreu na cidade, ao longo de vários dias, a fim de apresentarem, a todos, o exímio trabalho que o nosso Agrupamento demonstrou no dia em que o concelho de S. João da Madeira celebrava o 93.º aniversário da sua emancipação concelhia.