Num século em que debater sobre as alterações climáticas e o aquecimento global se tornou a grande sensação do momento, era mais do que calculável que grandes políticos ingressariam na conversa, na tentativa de fazer parte do leque de protagonistas do momento. No meio de protestos civis, pacíficos e outros não tão pacíficos, polémicos e outros que passaram por despercebidos ou foram esquecidos, em menos de três dias, Barack Obama vestiu a bandeira americana com todo o seu orgulho e nacionalismo (como um bom americano) e afirmou: “Somos a primeira geração a sentir o efeito das alterações climáticas e a última geração que pode fazer algo a esse respeito.”

A campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome, realizada nos passados dias 29 e 30 de novembro, voltou a contar com uma forte mobilização de estudantes do AESL. Assim, mais de 60 alunos participaram como voluntários, na recolha de bens, em vários hipermercados da cidade, contribuindo para os objetivos desta iniciativa, que é combater a fome e a exclusão social.

O 12.º F é uma turma especial: junta dois cursos profissionais – Eletrónica, Automação e Comando e Mecatrónica – é um grupo de alunos que, entre oficinas, salas de aula e estágios, vai construindo o seu caminho no Ensino Secundário e a preparar a saída para o mundo do trabalho.

Nesta quadra natalícia, nada como um presente misterioso! Por isso, regressa, em 2025’26, o desafio «Quem é quem?», que já vai no 16.º enigma, que nos apresenta mais 4 docentes do nosso Agrupamento. É mesmo caso para se dizer: «Quem és tu, miúda?».

O que é o nada?
Será uma pessoa?
Um objeto?
Uma palavra?
Um ser vivo qualquer?
É possível imaginar o nada?
Eu consigo! Eis o que vi ao ver… nada.

Os alunos do 2.º A da Escola Básica do Parque participaram, em parceria com o projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, numa atividade prática de laboratório sobre bioplásticos. Durante a sessão, os alunos manipularam ingredientes naturais para criar plásticos biodegradáveis, observando alterações físicas e químicas e discutindo os impactos ambientais do plástico tradicional.
 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL