Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e a professora Cláudia Proença participaram no Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, na Escola Secundária de Moimenta da Beira. 

No passado fim de semana, prolongado pela celebração do feriado religioso (Dia de Todos os Santos), três alunas da nossa escola deslocaram-se a São Pedro do Sul, Viseu, para participar na 22.ª edição do Encontro de Jovens Ativistas dinamizado pela Amnistia Internacional.

Construtores de um mundo melhor: a propósito da participação no Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, promovido pela Amnistia Internacional.

“Lembremo-nos sempre: um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”
                                                                                                                                     Malala Yousazfai

“Imagina… o mundo depois da pandemia”. - Opinião
Por Maria Brito (10ºB)


O covid-19, ou coronavírus como gostamos mais de lhe chamar, não veio facilitar a nossa vida. Bem pelo contrário, veio mudá-la por completo. A partir do momento em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o estado de pandemia mundial, as nossas rotinas diárias alteraram-se drasticamente.

 

Direitos só nossos!

A partir da semana em que se celebra o Dia Internacional do Direitos Humanos, mais concretamente o dia 10 de dezembro, a comunidade escolar teve o privilégio de visitar/apreciar uma exposição alusiva à temática, na Biblioteca do nosso Agrupamento, a qual se manterá até finais do mês de janeiro.

No âmbito do Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, cujo objetivo é contribuir para a criação de ambientes respeitadores dos DH nas escolas, 9 alunos do 9.º e 10.º ano participaram no 4.º Encontro das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que teve lugar entre 22 e 24 de março em Ferreira do Zêzere. Este encontro propiciou a aprendizagem, desenvolvimento pessoal e a partilha entre os participantes e as experiências das várias escolas que fazem parte deste projeto, dinamizado pela Amnistia Internacional. Os trabalhos abordaram variadas temáticas, desembocando no tema final "Homofobia", tema a ser desenvolvido nas escolas.
Os alunos participaram de forma bastante ativa nesta iniciativa e gostaram muito da experiência.

Mariana Ferreira (EADH)

Nos dias 8 e 9 de janeiro decorreu mais uma Maratona de Cartas na nossa escola.
Esta iniciativa, dinamizada anualmente pela Amnistia Internacional, tem como objetivo a recolha de assinaturas para defender casos de violação dos Direitos Humanos.

Este ano defendemos casos do Brasil, Venezuela; África do Sul, Irão e Ucrânia, tendo sido recolhidas mais 6000 assinaturas.
Os alunos mostraram-se muito empenhados e colaborativos na defesa ativa dos direitos humanos.

Cláudia Proença (EADH)

A nossa escola recebeu, uma vez mais, a bandeira do projeto EADH. Esta bandeira, entregue no Dia do Diploma pela Dra. Luísa Marques, coordenadora do projeto a nível nacional, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/18 em prol da defesa dos Direitos Humanos.

Na manhã de 5 de fevereiro, as turmas 10ºC, 10º F , 11ºA, 11ºE, 11ºH E 12ºG encheram o Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite para assistir à conferência do Dr. Joaquim Braga, investigador da FCT no Departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra e membro integrado e secretário da Unidade de Investigação IEF – Instituto de Estudos Filosóficos.

No passado dia 6 de dezembro, na Escola Serafim Leite, Moses Akatugba, da Nigéria, deu uma conferência sobre o evento «MARATONA DE CARTAS» da Amnistia Internacional, baseado no seu próprio testemunho.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL