No dia 15 de fevereiro de 2024, as turmas dos 11.ºF e G usufruíram de uma emocionante visita de estudo à Casa Papel Moeda e ao Pavilhão da Água.

Acompanhados por seis professores, embarcaram numa viagem rumo a novos conhecimentos, explorando os segredos por detrás da produção do papel-moeda e a importância da água para a vida.

Na Casa Papel Moeda, os alunos desvendaram os processos complexos de fabricação de dinheiro, desde a seleção das matérias-primas até à tecnologia de segurança, assim como tomaram conhecimento de curiosidades sobre o papel-moeda, a História do euro e os meios de pagamento.

A abertura da caixa libertou, na terra, todos os males e fechou-se à esperança. Pandora, enviada por Zeus para castigar Prometeu que trouxera o fogo à terra e que, por isso, foi acorrentado e foi, mais tarde, libertado por Hércules.

Já dizia Heráclito: “o fogo é o elemento primordial de todas as coisas''. Heráclito queria transmitir a ideia de que tudo o que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação. Segundo Heráclito, o sol é novo a cada dia, o universo muda e transforma-se infinitamente a cada instante.

Neste ano, os alunos do 11ºB de Artes Visuais decidiram embarcar na aventura dos projetos etwinning e, dessa forma, aceitaram o convite para integrar este projeto que envolve alunos e professores de Itália, Portugal, Roménia e Turquia. Desde janeiro até agora, várias foram as atividades em que se envolveram, desde criação de acrósticos, até à interpretação de músicas, passando pela criação de um rap de forma colaborativa e uma exposição virtual dos trabalhos desenvolvidos.

A EBS Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, vencedora de um concurso nacional na área da criatividade: o “Applica-te”. Este concurso tem como tema genérico o “Desenvolvimento Sustentável” e é promovido pela Universidade Nova de Lisboa. Assim, três alunos de diferentes áreas de estudos, Afonso Castro (Ciências socioeconómicas), Diogo Cruz (Ciências e tecnologias) e Pedro Margalho (Artes visuais) uniram esforços e conhecimentos para criar a APSS “Beach clean party”, uma aplicação que funciona como um jogo, em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, tendo como objetivo o de limpar as praias. No fim de cada evento, será contabilizado todo o lixo recolhido. Deste modo, pretende-se consciencializar as pessoas e também incentivá-las a combater a poluição.

Trabalho final

A turma C do 11º ano desenvolveu o projeto “Integra a Diversidade!”, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Curricular). O foco do trabalho procurava compreender a forma como a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. A turma desenvolveu atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural, em parceria com a aluna de doutoramento, Daniela Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Para visionar o trabalho final e acompanhar as diversas fases do projeto, clique em “continuar”.

“Nas teias de um Amor de Perdição” é uma coletânea de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 11º ano, sob orientação da professora de Português, Dina Sarabando. Estes trabalhos foram sugeridos pelo estudo da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e, segundo os seus autores, constituem “Um viva à Arte e à Literatura!”.

No passado dia 5 do mês de março, a turma do 10° ano do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais visitou os estúdios da RTP, onde tivemos a possibilidade de observar o espaço e as técnicas utilizadas na área de audiovisuais, como por exemplo, edição e captação de áudio, e pudemos também ver o contexto geral de funcionamento de uma emissora de televisão em direto. Por fim, visitamos o estúdio da "Praça da alegria", da Rtp1, percebendo, na íntegra, o funcionamento de todos os elementos e as movimentações técnicas do pessoal que realiza o programa.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveu um conjunto de palestras, designadas “Encontros de Profissionais” cujo objetivo foi o de estimular o diálogo entre os atuais alunos, os empresários da sua área de formação e ainda ex-alunos já no mercado de trabalho, ou em prosseguimento de estudos.
Os painéis de oradores foram constituídos de forma diferenciada, em função dos cursos a que pertenciam os alunos participantes.

A turma do 11ºC, no âmbito do projeto DAC (Domínio de Autonomia Currícular), está a desenvolver o projeto “Integra a Diversidade!”, que consiste em compreender como é que a comunidade escolar encara as questões da diversidade e da integração. Em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a turma desenvolve atividades de investigação e sensibilização no domínio das questões de diversidade étnica e cultural.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL