Foi com enorme satisfação, trabalho e mérito próprio destes jovens alunos sanjoanenses que chegou ao fim mais um dia de excelente prestação dos Deputados da Serafim Leite, na Sessão Distrital do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, que teve lugar em Estarreja.


Contámos, este ano, com uma mais-valia, uma vez que a aluna Maria Eduarda Oliveira, após a sua eleição, aquando do concurso no IPDJ de Aveiro, no dia 20 de fevereiro, mostrou a sua competência, revelando uma notável prestação enquanto Presidente da Mesa da mesma Assembleia, merecendo, assim, todas as nossas felicitações pelo feito notável!
No passado dia 12 de março, esta cidade acolheu 80 deputados efetivos e 40 suplentes de todo o distrito de Aveiro, tendo os alunos Bernardo Fonseca (1.º efetivo), Mariana Santos (2.ª efetiva) e Maria João Santos (suplente) marcado presença com o intuito de, empenhadamente, debaterem o tema eleito para esta edição de 2019: "Alterações Climáticas - Salvar os Oceanos ".
Após ter dado início à sessão parlamentar, a nossa Presidente de Mesa passou a palavra aos convidados (representante da DGESTE, Dr.ª Cristina Ferreira; Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina; e a Sr.ª Deputada estarrejense com assento na Assembleia da República, Dr.ª Regina Bastos), tendo esta última permanecido, ao longo da sessão, e, particularmente, respondido às questões levantadas pelas diferentes escolas.
Trâmites protocolares cumpridos, a Presidente sanjoanense revelava, a toda a assembleia, uma nova etapa: o Debate na Generalidade. Assim, em primeiro lugar, os elementos de cada escola subiram ao palco com o intuito de divulgarem às restantes o respetivo Projeto de Recomendação.
Ao longo do debate, a Serafim Leite nunca olvidou o seu papel pedindo esclarecimentos, discordando de outras e, como sérios Deputados, elogiando as mais promissoras, uma vez que o mais importante era eleger o melhor Projeto de Recomendação.
Formaram-se as comissões, tendo os Deputados Bernardo Fonseca e Maria João Santos defendido o trabalho desenvolvido na 3.ª comissão, enquanto porta-vozes. Para gáudio dos serafinos, uma das medidas da Serafim Leite consta do Projeto de Recomendação Final e viajará, assim, para a Assembleia da República.

 

Para ver todas as fotos da Sessão Distrital - Básico, clique em:

PJ - Sessão Distrital - Ensino Básico

 

AN SDB1

 


Cumpridos todos os trâmites, ao longo de um exaustivo dia de trabalho parlamentar, a nossa Presidente deu por encerrada a sessão que, de forma tão brilhante e responsável, soube conduzir.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL