Uma mala cheia de conhecimentos de um cantinho especial

O AESL caminha, sem dúvida, no sentido de permitir que a nova geração tenha, efetivamente e cada vez mais, uma VOZ e adquira um conhecimento que proporcionem uma intervenção cívica, ativa, consciente e responsável, por parte dos seus alunos, na vida e na história dos indivíduos e da sociedade.

minhaterra1Por essa razão e com essa ideia em mente, os alunos do 8.º C, na disciplina de Português, associando os conteúdos dos Mass Media e, em particular, a reportagem às questões de cidadania, arregaçaram as mãos e partiram para a exploração dos Homens e Mulheres de S. João da Madeira, o seu cantinho geográfico, humano e histórico, com um papel crucial, no presente e no passado, na vida e na História da cidade, nas mais distintas áreas.

Importa referir que o Ministério da Educação (DGE), no âmbito da Educação para a Cidadania, no domínio da Igualdade de Género, foi o responsável por este desafio, permitindo, assim, que os nossos alunos conhecessem melhor e dessem a conhecer algumas personalidades que se têm destacado, ao longo do tempo, na zona em que habitam, tendo participado, nesta iniciativa, 44 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, ao nível nacional, e cerca de 400 alunos/as que deram o protagonismo a mais de 300 personalidades, os "Notáveis da minha Terra".

Esta foi, então, a missão do 8.º C e, no dia 6 de julho, recebemos uma notícia fantástica: quatro trabalhos distinguidos, ao nível nacional, da autoria dos alunos Jéssica Ferreira

minhaterra jessica

Leonardo Pereira

minhaterra leonardo

Mariana Martins

minhaterra mariana

e Matilde Soares.

minhaterra matilde

Parabéns!

No entanto, todos os trabalhos, em representação do nobre distrito de Aveiro, podem ser apreciados em:

https://cidadania.dge.mec.pt/igualdade-de-genero/notaveis-da-minha-terra/aveiro

Eis, por ordem alfabética, as personalidades dadas a conhecer pelos nossos alunos serafinos:

- Albino Francisco Corrêa;
- António José de Oliveira Júnior;
- António Veloso;
- Bárbara dos Santos Guimarães;
- Bruno Miguel Dias da Conceição;
- Clara Reis;
- Deolinda Silva;
- Eva Braga;
- Florinda Santos;
- Jorge Vultos Sequeira;
- José Mário dos Santos;
- Liliana Leite;
- Miguel Vieira;
- Nelly Leite;
- Paula Gaio Kulzer;
- São Castro;
- Sara Raquel Costa;
- SERAFIM LEITE.

Dina Sarabando


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL