No dia 26 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. A temática desta fase recaiu na meta histórica do 25 de Abril de 1974, assinalando os 50 anos da revolução democrática.

Os alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: o autor João Pedro Mésseder, a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal, a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo, e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva.

Os nossos heróis da leitura que, brilhantemente, representaram o nosso Agrupamento e que nos enchem a todos de orgulho, foram: 1.º ciclo (Laís Lima, 3.ºA, e Letícia dos Santos, 4.ºA, da EB do Parque, sendo suplente a aluna Lorena Lopes, 3.ºB, da mesma escola); 2.º ciclo (Rita Pereira e Daniela Alves Castro, do 5.ºA, e a aluna suplente - Ana Margarida Almeida, 5.ºD); 3.º ciclo (Adriana Soares, 7.ºB, e Afonso Tavares, 9.ºB, sendo suplente a Matilde Teixeira, 8.ºC); Secundário (Inês Amaral e Maria Flor Costa, 12.ºB, e como suplente o aluno Diogo Afonso, 12.ºA).

Total1

Depois de todos, sem exceção, terem demonstrado um desempenho exemplar e entusiástico, ficaram apurados para a fase seguinte - fase interconcelhia - os alunos Letícia dos Santos (1.º ciclo), Daniela Castro e Rita Pereira (2.º ciclo), Afonso Tavares e Adriana Soares (3.º ciclo) e Maria Flor Costa (Ensino Secundário). De salientar que todos os alunos selecionados na prova escrita brilharam no palco dos Paços da Cultura aquando da apresentação das suas provas orais. O júri ficou rendido ao encanto da leitura expressiva, do espírito crítico e da criatividade dos nossos alunos, na interpretação das personagens dos diferentes livros. Sem dúvida, uma revolução de emoções que nos fez voar rumo à luta pela democracia através da leitura recheada de palavras de ordem e da presença dos icónicos cravos! Seguramente, uma justa e emocionada homenagem à liberdade conquistada!

Parabéns a todos e todas! Boa sorte para a fase interconcelhia, cuja segunda etapa terá lugar no nosso Agrupamento! E oxalá tenham sempre, sempre... a liberdade de fazer boas leituras!

Total2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL