No passado dia vinte e um de abril, a turma D, do 11º ano, do Curso Profissional Técnico de Mecatrónica deu início aos trabalhos do projeto de reciclagem de bicicletas, que se poderá alargar a trotinetas, skates e patins usados, no âmbito das atividades DAC/Cidadania e Desenvolvimento.


Recicle bicla1 1Da parte da manhã, as oito bicicletas existentes foram distribuídas por quatro grupos de trabalho.

No período da tarde os alunos trabalharam nas oficinas.
O primeiro grupo, constituído pelos alunos Diogo Santos, Leandro Costa, Gabriel Santos, Diego Moreira e Ricardo Rodrigues está a tratar as bicicletas “Simão”, “Teresa” e “Mariana”; o segundo grupo, do Micael Gonçalves, Tiago Pinto, Henrique Resende e Bruno Jesus está a restaurar a “Carlos Eduardo”; o terceiro grupo, do Alexandre Esteves, Diogo Carvalho, João Pedro, Miguel Queirós e” Miguel Santos está a restaurar a "Maria Eduarda"; o quarto grupo, do Leonardo Coelho, Rúben Almeida, Denis Viana e Gonçalo Leal, está a reconstruir a “Afonso da Maia”, “Pedro da Maia” e a “Maria Monforte”.

Os trabalhos têm continuado as tarefas, com a ajuda dos diferentes professores do Conselho de Turma.

Para se inspirarem, os grupos foram convidados a visionarem os filmes: “O ladrão de bicicletas”, “Belleville rendez-vous” e “O rapaz que prendeu o vento”.
Posteriormente, será feita uma apresentação à comunidade do making of do processo de restauro das máquinas.

Todos os professores acharam a dinâmica interessante pois viram, da parte dos alunos, muito empenho e dedicação em relação à atividade, que visa a reutilização destes meios de locomoção saudável, dando-lhes uma vida nova. É um projeto que assenta em quatro grandes objetivos:

- proporcionar aos alunos de mecatrónica a aplicação dos conhecimentos práticos das suas áreas técnicas;
- recolher e reutilizar materiais;
- apetrechar o agrupamento com bicicletas, proporcionando outra forma de abordagem das capacidades motoras na disciplina Educação Física
- incentivar o uso de bicicleta no dia a dia.

Continuamos a apelar a toda comunidade escolar para participar neste projeto com a cedência daquela bicicleta, trotinete ou skate já sem uso e que só ocupa espaço. Nós faremos a recolha das suas “sucatas”.

Todo o material angariado está armazenado no edifício da sl2, selecionado para reparação pelos alunos, sendo depois colocado à disposição para usufruto da comunidade escolar.

IMG 3224

IMG 3209


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL