Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, integrados no “Clube de Programação e Robótica", do 10º e do 11º anos do curso de Eletrónica Automação e Comando, concorreram ao Programa "AstroPi", com dois projetos. O primeiro visa avaliar as zonas verdes da superfície terrestre; o segundo procura fazer um estudo da alteração do campo magnético.


O grupo do 11º ano, coordenado pelo professor Marco Vasconcelos, recolheu 85 imagens de vários pontos do nosso planeta. Os alunos do 10º ano, sob orientação do professor Eduardo Ramalhadeiro, conseguiram recolher mais de 7000 valores referentes à variação do campo magnético terrestre e mais de 900 imagens. Os dados recolhidos estão a ser analisados e serão sujeitos a relatório final.
O projeto AstroPi começou com uma parceria entre empresas do ramo aeroespacial no Reino Unido e o astronauta britânico Tim Peak. O objetivo era o de estimular os estudantes a programarem os seus aplicativos, que depois serão testados no Raspberry Pi B+ que irá para a ISS (estação espacial internacional) como parte da missão do referido astronauta. O Raspberry Pi B+ é um computador versátil, do tamanho de um cartão de crédito e bastante acessível. Foi para ele que os alunos desenvolveram os projetos e respetivo software, ao longo de alguns meses de trabalho.
Parabéns aos alunos e professores de Eletrónica Automação e Comando que desenvolveram estes projetos e que os verão plenamente concretizados quando os dados recolhidos "viajarem" para a Estação Espacial Internacional, com o astronauta Tim Peak.

 

equipa marco

Equipa do 11º ano - Etiópia

Equipa sarapintas costa do Brasil1

Equipa do 10º ano, "Sarapintas" - Costa do Brasil

Equipa sarapintas Dacota do Norte1 EUA

 

Equipa do 10º ano, "Sarapintas": Dacota do Norte

 

astropi


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL