O projeto de apoio aos profissionais de saúde, no combate ao COVID 19, nomeadamente através da construção de máscaras de proteção e outros componentes, em impressoras 3D, ganhou novos adeptos e novo impulso.

 


Neste momento, estão a colaborar na impressão 3D: o Agrupamento de Escolas Serafim Leite, o Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo - António Soares, o ISPGAYA, o Agrupamento de Escolas da Murtosa - Manuel Arcêncio e o senhor Daniel Fonseca, a título particular.
O projeto reorientou-se para o fabrico de viseiras, porque é o material que está a ser necessário com maior urgência. Estão a ser pedidas por toda a gente que está na linha da frente. Os pedidos que chegam são mais que muitos e tem sido necessário estabelecer critérios de prioridade...


O fabrico de viseiras


As viseiras são constituídas por três componentes: suporte, acetato para a viseira e clip que permite fixar o acetato ao suporte. Os acetatos e elásticos estão a ser doados por muita gente que tem colaborado massivamente. Neste momento, temos mais de 600 folhas de acetato que foram oferecidas.
A única limitação é o tempo de impressão que, em média, leva duas horas por máscara e não se pode estar a imprimir 24 horas em contínuo. As impressoras têm que parar algum tempo para evitar sobreaquecimentos.
Continuamos à procura de mais colaboradores. Os ficheiros com as componentes a imprimir serão dados a todos os que se juntarem a nós nesta causa nacional.


Marco Vasconcelos

 

impressoras

 

 

 

AN máscaras2

 

AN máscaras3


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL