No final do mês de fevereiro, os alunos Lara Oliveira (11.º A) e Rafael Andrade (11.º B) deram o primeiro passo no programa europeu, “Euroscola”, através da entrega de uma tese subordinada ao tema “Prevenir a corrupção: uma causa de todos!”.

A segunda parte do concurso, ao nível distrital/regional, consistiu numa apresentação oral, em defesa da tese, a qual teve lugar no dia 26 de abril, no IPDJ de Aveiro. Assim, numa tentativa de revelarem as suas ideias inovadoras rumo a uma Europa mais democrática e justa, num momento em que todos temos a consciência do poder das redes sociais que, por um lado, são um pilar importantíssimo na sociedade e, por outro, uma séria ameaça à democracia, os alunos Lara Oliveira e Rafael Andrade representaram a temática através de um sketch dramático que alertou para a recuperação da cultura de legalidade, da qualidade da Democracia e a plena realização do Estado de Direito, de modo a reforçar o artigo 83.º do Tratado de Funcionamento da União Europeia, bem como o 7.º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

IMG 4760

Deste modo, salientaram a necessidade de se investir na Educação Cívica, nas Escolas, enquanto elemento da cultura de legalidade e de se apostar na educação parental, bem como na formação da classe docente e em programas para dirigentes e funcionários públicos. Referiram, ainda, a necessidade de se criar, nas instituições administrativas, um setor de controlo interno, assegurando a transparência e a imparcialidade das ações processuais e decisórias, de modo a priorizar um compromisso sério e efetivo dos líderes políticos, observados por um sistema judicial e legislativo independente, transparente e eficiente, para que se faça uma aplicação mais eficaz e uniforme das medidas legais em matéria de punição de crimes de corrupção.

IMG 4783

Desta forma, após esta experiência inolvidável, com um contorno distinto, esperámos pela decisão do júri convidado, tendo sido comunicado que o nosso Agrupamento conseguira um lugar no pódio, o 2.º lugar.

Grupo

Resta-nos parabenizar os dois serafinos envolvidos neste projeto de relance europeu, pela forma surpreendente, criativa e responsável com que se empenharam.

Dina Sarabando e José Paiva


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL