«SAÚDE MENTAL» - Que desafios? Que respostas?

Cientes das suas responsabilidades enquanto cidadãs unidas na construção de um futuro mais risonho, as nossas alunas, Matilde Soares, Jéssica Ferreira e Mariana Martins, do 9.º C, vencedoras da Sessão Escolar do nosso Agrupamento, participaram, expectantes e entusiasmadas, no passado dia 27 de março, na Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», decorrida no Auditório do Centro de Arte de Ovar, subordinada ao tema “SAÚDE MENTAL – Que desafios? Que respostas?”

Na Sessão Solene de Abertura, estiveram presentes, e intervieram, a Dr.ª Carla Madureira, deputada da Assembleia da República, do PSD, pelo Círculo Distrital de Aveiro; a Dr.ª Cristina Oliveira, em representação da Direção de Serviços da Região Centro da DGEstE; a Dr.ª Catarina Durão, em representação do Instituto Português do Desporto e da Juventude e o Dr. Salvador Malheiro da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Após o momento protocolar, seguiu-se o período de perguntas dirigidas à Sr.ª deputada, Dr.ª Carla Madureira, inquirições colocadas pelos nossos alunos e pelos deputados das outras trinta e seis escolas. Posteriormente, passou-se ao debate na generalidade, no qual as nossas deputadas conseguiram defender as suas medidas, com desenvoltura e de forma informada e segura, evidenciando preparação em todas as etapas, nomeadamente quanto a esclarecimentos e ou elogios e críticas dirigidos às outras escolas. Destacou-se, nesta fase do debate, o facto de o nosso Agrupamento ter apresentado um Projeto de Recomendação que mereceu aplausos de toda a assembleia, posicionando-se, no cômputo geral, de forma muito grata.

Global

Ainda da parte da manhã, reuniram-se as três comissões, para preparação do debate na especialidade, tendo a nossa deputada, Matilde Soares, alcançado o lugar de porta-voz da respetiva comissão.

Após um excelente almoço, proporcionado pela Câmara Municipal de Ovar, as escolas retomaram os trabalhos, no período da tarde.

O debate em plenário teve por base o Projeto de Recomendação da Escola Secundária de Vagos, mais votado nos trabalhos da manhã, tendo merecido algumas considerações, por parte dos deputados: eliminações e alterações, de forma a favorecer o referido projeto, em nome do Círculo Eleitoral de Aveiro.

Ainda bem esperançosas e com todo o direito, foram declarados os resultados finais: foram eleitos oito deputados à Sessão Nacional (da Escola Secundária de Vagos, da Secundária José Estevão, da Escola Secundária Adolfo Portela e da Escola Básica e Secundária de Fajões) e nós…, pelo segundo ano consecutivo, ficámos como primeira escola suplente. Empatámos no 4.º lugar e o método de desempate não abonou em nosso favor, por um triz, ou seja, três votos.

A Sessão Nacional terá lugar nos dias 08 e 09 de maio de 2023, na Assembleia da República. As nossas deputadas, como suplentes, ficarão à espera de alguma desistência…

Capa

Apesar deste resultado, a participação direta e ativa, a intervenção consciente e responsável na resolução de questões prementes do nosso tempo, num debate verdadeiramente democrático, constituiu um excelente exercício de formação e de participação política e cívica. E o certo é que fomos alcançando, ao longo do dia, outros prémios bem merecidos e que fazem jus ao nosso trabalho e à excelência das nossas deputadas.

Estamos orgulhosos das nossas dedicadas deputadas serafinas e desejamos muito empenho, coragem e sorte aos representantes do Círculo Eleitoral de Aveiro para a Sessão Nacional.

Os professores Dina Sarabando e José Paiva


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL