Valores Europeus: também são os teus!

No dia 22 de fevereiro, foi dado o primeiro passo oficial no programa europeu, “Euroscola”, com a entrega de uma tese subordinada ao tema “Valores Europeus: também são os teus!”.


A segunda parte do concurso, ao nível distrital/regional, consistiria, como sempre, numa apresentação oral, em defesa da tese, durante o mês de abril. Contudo, como sabemos, o país foi assolado por um vírus nada simpático e uma medida de atuação imediata consistiu no distanciamento social. Por isso, durante algum tempo, julgou-se impraticável esta segunda fase da iniciativa.
Reunidas as entidades responsáveis por este programa, decidiu-se, então, valorizar o trabalho levado a cabo, até ao momento, e foi desta forma que os jovens candidatos, 8 escolas que se mantiveram a concurso, partiram para a conceção de um vídeo temático que espelhasse as suas ideias inovadoras rumo a uma Europa mais moderna, uma Europa em mudança que se deverá reger, também, por novos valores, nunca descurando os já velhos plasmados no artigo 2.º do Tratado da União Europeia.
A apresentação videográfica seguiu os trâmites legais, sendo a data final de entrega o dia 22 de maio e restou-nos, posteriormente, esperar pelo resultado final que anunciaria o agrupamento representante do distrito de Aveiro.
Desta forma, sob a avaliação de um júri convidado (Dr. Luís Ventura, do «Diário de Aveiro», Professora Cristina Gomes, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, da Universidade de Aveiro, e Professora Fátima Teles, Vereadora da Inclusão e Cidadania Maior Idade/Associativismo / Turismo e Eventos e Presidente da CPCJ de Ílhavo), foi-nos comunicado que o trabalho da Serafim Leite fora o eleito (49,20 pontos em 50).
Atendendo às circunstâncias atuais, os alunos vencedores não poderão, por ora, usufruir de um dos prémios, dois dias em Lisboa, na Assembleia da República. Mas esperemos por melhores dias!
Resta-nos parabenizar os nossos serafinos do coração, Ricardo Mendes e Sofia Paiva, pela forma surpreendente, criativa e responsável com que se empenharam e criaram os seus materiais que, nos próximos dias, estarão sob o escrutínio de um júri nacional e europeu. Portanto, na senda do que espelha o resultado final, a Escola enaltece o excelente trabalho prestado (escrito e oral) pelos Deputados da Serafim que souberam imaginar uma Europa diferente, apontando um novo rumo… para todos os cidadãos do velho continente!


Dina Sarabando e Cristina Correia

Notícias na imprensa regional. Clica nos links

Terra Nova

OvarNews.

 

AN eurosc cartaz

 

AN euros 2alunos1

 

AN eurosc tabela

 

AN eurosc certific


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL