De novo, e pela última vez neste ano letivo, os nossos deputados municipais serafinenses foram chamados à Assembleia Municipal Jovem, no dia 29 de maio.
E se, por um lado, estes jovens se apresentaram para defender, de modo pertinaz, os interesses de S. João da Madeira, de igual forma (mas também mais “umbilical” e fiel), defenderam e dignamente representaram o nosso Agrupamento!


Se S. João da Madeira é a sua “cidade do futuro“, a Serafim Leite é o seu presente, a sua casa, a nossa casa! Daí que seja mais que legítimo, compreensível e louvável lutar pelo bem e pelos interesses da nossa escola!
Assim, e após ter sido proposta e aceite a alteração na ordem de trabalhos, por questões logísticas, o Sr. Arquiteto Milheiro deu início à apresentação do projeto “D-Noses” que, com o apoio da União Europeia, pretende dar oportunidade aos sanjoanenses, que sempre sofreram com os efeitos da poluição de odores da empresa Luís Leal & Filhos, para recolherem dados concretos sobre a situação e, posteriormente, procurarem, em conjunto, a solução mais eficaz
Posteriormente, no Período Antes da Ordem do Dia (PAOD), os jovens deputados colocaram questões de interesse geral ao Presidente da Câmara Municipal, tendo os nossos representantes serafinenses elogiado a autarquia por todo o trabalho desenvolvido, a partir deste projeto municipal jovem, sobretudo pelas medidas que, tendo sido sugeridas neste espaço, já foram alvo de intervenção, por parte da mesma edilidade.
De seguida, tomou a palavra o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, dando informações relativas às propostas aprovadas na última reunião.
Após tais considerações, no ponto da ordem de trabalhos “Apresentação de questões / propostas subordinadas ao tema da AMJ”, apenas tomaram a palavra e colocaram questões os deputados da Serafim Leite!
Desde logo, interveio a nossa deputada Maria João Santos que, vivamente, questionou o Senhor Presidente da Câmara Municipal para a ausência de respostas no que ao futuro da Serafim Leite diz respeito, tendo sido esta, no nosso posto de vista, a intervenção mais entusiasmante da sessão.
Após esta mediação, seguiu-se o deputado Samuel Silva que alertou e pediu respostas para o facto de, no skatepark, não existirem casas de banho públicas, assim como bebedouros, para uso de todos aqueles que frequentam este espaço de lazer. Ainda quanto a este tema, o Dinis Costa denunciou a pouca segurança deste espaço, sobretudo para os mais pequenos, sugerindo a divisão do skatepark em dois espaços distintos: um que seria frequentado pelas crianças e um outro pelos mais crescidos. Por último, a Rita Assunção solicitou uma revisão do número e do mapeamento dos caixotes de lixo de rua, existentes na cidade, uma vez que considera que este número é insuficiente para uma cidade limpa na qual seja possível deambular, de forma saudável.
Após as respostas possíveis e politicamente corretas do Dr. Jorge Sequeira, deu-se a aprovação, por unanimidade, da minuta da reunião.
Finalmente, os deputados e outros intervenientes, incluindo os coordenadores, usufruíram de um simpático lanche e todos partiram para os seus agrupamentos com a certeza de mais uma missão cumprida.
Porém, resta, ainda, a visita a ser concretizada a Lisboa e a Peniche, nos dias 02 e 03 de julho, prémio merecido pela participação de todos os 36 jovens que, neste ano, cumpriram, dignamente, o seu mandato…
Mais uma vez, os alunos serafinenses louvam a criação deste projeto e desejam que continue por vários anos, podendo a Câmara Municipal contar com a participação da Serafim Leite num ato que é, indubitavelmente, um incentivo à política e ao civismo na nossa cidade.

 

Para ver todas as fotos, clique em:

Assembleia Municipal Jovem - 3ª sessão - Maio 2019

 

AN AMJ maio

 

AN AMJ maio1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL