Nos pretéritos dias 6 e 7 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, tendo a aluna Maria Eduarda Oliveira, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, alcançado um lugar meritório na Mesa da Presidência, assumindo o cargo de 1.ª Secretária, de acordo com os resultados obtidos no concurso de apuramento, que teve lugar no dia 1 de abril, sendo, por isso, a digna representante do Círculo Eleitoral de Aveiro e a única, nesta edição, do município de S. João da Madeira.


As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e Fora da Europa chegaram à Casa da Democracia, após o almoço, iniciando, logo depois, os trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Assim, ao mesmo tempo que se reuniam as quatro comissões, presididas por representantes dos diferentes partidos nacionais, reuniam-se, igualmente, os elementos da Mesa da Presidência, os únicos quatro que alcançaram os tão almejados assentos na Casa da Democracia, numa sessão de preparação para o Plenário que teria lugar no dia seguinte.
A meio da tarde, todos os jovens deputados envolvidos e respetivos acompanhantes se regozijaram com um oportuno lanche, no afamado Refeitório dos Frades. No final do dia, antes do jantar no palácio beneditino e do “embarque” para a Pousada da Juventude, foi possível, ainda, assistir-se a uma magnífica sessão dramática protagonizada pela “Geração Facebook” (quatro jovens amigos – um “nerd”, uma loira burra, o miúdo mais giro da escola e uma rapariga homossexual – representados por Flávio Gil, Inês Morais, Rodrigo Paganelli e Sara Barradas, respetivamente).
O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do Plenário, por parte do Presidente da AR, Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados Francisco Teixeira (Açores), Ana Paula Silva (Madeira), Maria Eduarda Oliveira (Aveiro) e Joana Estrela (Castelo Branco).
Seguidamente, a Mesa, num trabalho que exigiu segurança, responsabilidade e concentração, apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação de todos os grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões eleitas nas comissões, versando os mais distintos temas: Pedro Pimpão (PSD), Susana Amador (PS), Ana Rita Bessa (CDS-PP), Ângela Moreira (PCP), Fernando Barbosa (BE) e Heloísa Apolónia (PEV). A partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do polémico tema da atual edição, “Salvar os Oceanos”, sendo que uma das medidas que mais discussão suscitou era, precisamente, da autoria dos jovens deputados da Serafim Leite. Destaca-se, aqui, o magnífico, firme e organizado trabalho dos quatro elementos da Mesa que tão bem souberam coordenar as diferentes etapas da sessão.
Subsequentemente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito a mais uma opípara refeição e, pouco depois das 14h00, retomaram-se os trabalhos inerentes à Sessão Plenária. Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte da Deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes, e coordenadora do grupo de trabalho do “Parlamento dos Jovens”, culminando com a merecida entrega dos diplomas de participação e o canto do hino nacional.
O Círculo Eleitoral de Aveiro, incluindo a deputada sanjoanense, foi, ainda, prazenteado, após o término da Sessão Nacional, com a presença simpática das Deputadas da Assembleia da República, eleitas por Aveiro e Porto, respetivamente, Regina Bastos (PSD) e Germana Costa (PSD), que tornaram, sem dúvida, esta jornada ainda mais especial!
E, desta forma, após tantas aprendizagens, chegava ao fim mais uma viagem política e cívica. Valeu a pena? Claro que sim… Tal como, um dia, o disse Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena.”

Dina Sarabando

 

Para ver todas as fotos, clique em:

PJ - Mesa da Presidência da Sessão Nacional

 

AN SN Duda IMG 7535

 

AN SN Duda1 IMG 7535


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL