A AMJ é um projeto que, efetivamente, veio para ficar… Após os malfadados tempos pandémicos que impossibilitaram, durante dois mandatos, a concretização do prémio de participação dos jovens deputados, todos (anos letivos 2019’20, 2020’21 e 2021’22), finalmente, saíram às ruas de Lisboa, embora com um calor enfadonho a acompanhar, a fim de usufruírem do enriquecedor programa.

Assim, nos dias 7 e 8 de julho, bem cedinho, todos os envolvidos neste projeto, desenvolvido por todos os agrupamentos, deputados, coordenadores, membros da Câmara e da Assembleia Municipais, partiram rumo à capital. A comitiva da Serafim Leite compreendia os seguintes elementos:

1.º ciclo – Leonor Lima e Rafael Fernandes (4.º A_P);
2.º ciclo – Joaquim Albuquerque (6.º C) e Rodrigo Silva (6.º A);
3.º ciclo – Afonso Tavares (7.º B), Dinis Costa (7.º B), Luiza Videira (7.º C), Diogo Gomes e Mariana Martins (8.º C);
Ensino Secundário – Maria João Santos (12.º A), Lara Oliveira e André Pereira (10.º A);
Alunos universitários – Diogo Mendes e Rita Rodrigues;
Professores - Dina Sarabando e José Paiva.

O primeiro local de visita foi a Casa da Democracia, onde nos esperavam alguns deputados representantes do distrito de Aveiro com assento na Assembleia na República. Aqui, fomos ao encontro de recantos magníficos, carregados de História e Política, do antigo Palácio de S. Bento. Locais marcantes? A sempre exuberante Sala dos Passos Perdidos e a Sala do Senado, onde os nossos jovens deputados, sentados nos lugares habituais dos 230 deputados que regem o nosso país, se sentiram «grandes» e curiosos, tendo colocado questões bem interessantes aos deputados, do PS e PSD, ali presentes. Não faltou, igualmente, na transmissão das informações, algumas envoltas em histórias mirabolantes, um cheirinho a Arte, porque esta abunda na Casa da Democracia, tendo sido apreciados, sobretudo, os painéis de Columbano Bordalo Pinheiro que ilustram os excelentes oradores lusitanos, ao longo dos tempos.

Posteriormente, almoçámos – e que bem! – na Cantina das Freiras, que nos ofereceu uma esplêndida vista do Rio Tejo e de algum casario lisboeta.

No período da tarde, a agenda mostrava um outro compromisso: o Museu da Presidência da Assembleia da República. Aqui, fomos recebidos e esclarecidos por um excelente guia, também de Aveiro, que nos elucidou sobre a importância do local. Foi, ainda, possível visitar uma exposição em torno da única mulher portuguesa que se tornou Primeira-Ministra, Maria de Lurdes Pintasilgo.

O dia já ia longo e o calor não ajudava, além do cansaço e, por isso, dirigimo-nos, de seguida, para o Hotel Roma no qual ficámos alojados e, depois de um simpático e bem recheado jantar, partimos, de metro, para o Rossio, não tendo sido visitada, devido à hora tardia, a estação das Olaias.

No 2.º dia da viagem, depois de um sono e de um pequeno-almoço retemperadores, no hotel, entrámos no autocarro, uma vez que nos esperava uma paragem que se tornou deveras interessante: os Paços do Concelho, vulgo Câmara Municipal de Lisboa, mas que, na verdade, merece uma designação mais pomposa pelo facto de constituir um extraordinário edifício, do ponto de vista arquitetural, artístico e simbólico/mitológico. Sem hipérboles acrescidas, este edifício respira História, bem diferente do habitual, parecendo uma réplica, em ponto mais diminuto, da Assembleia da República.

Após este momento extraordinário, antes do almoço, aproveitámos, ainda, para comprar umas lembranças, na zona do Terreiro do Paço, e fomos, de novo, almoçar na Cantina das Freiras.

Era chegada a hora do adeus a Lisboa, porque a meta era, agora, S. João da Madeira. E foi assim que terminou a nossa viagem de dois dias… um momento/prémio bem merecido!… Dois dias durante os quais convivemos, aprendemos e enriquecemos, sem dúvida, a nossa bagagem cultural.

Resta, agora, às crianças e jovens do AESL, no próximo ano letivo, arregaçar as mangas e trabalhar pelo seu município, pela sua cidade, pelo seu futuro! Esperam-nos, com certeza, mais aventuras inolvidáveis para miúdos e graúdos. Até para o ano e obrigada a todos os envolvidos!

Dina Sarabando

amj julho1 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL