No dia catorze de junho, no âmbito do projeto Eco_Escolas, docentes e alunos de diferentes anos de escolaridade, estiveram envolvidos numa ação de limpeza da Praia do Torrão do Lameiro. Esta atividade teve o acompanhamento do Dr. Paulo Silva, técnico do Serviço de Resíduos e Gestão Ambiente da Câmara de Ovar, que começou por sensibilizar o grupo para a necessidade de se preservar os oceanos e diminuir o impacto Humano neste ecossistema, integrando-se, assim, esta ação na Atividade de Educação Ambiental (AEA) – Salva a Tua Praia.

Os alunos e docentes foram divididos em grupos, cada qual recolhia para um saco os objetos encontrados e preenchiam uma ficha com o objetivo de quantificarem e caracterizarem o lixo removido. Constatou-se que muitos resíduos encontrados resultavam da atividade piscatória como redes, equipamentos para a apanha do polvo, boias…, e que outros deviam-se, sobretudo, ao descuido ou à falta de civismo dos cidadãos, uma vez que permitiam que certos objetos como garrafas de plástico e de vidro, chinelos, sacos de plástico, cotonetes, palhinhas… chegassem ao nosso mar. Todos foram surpreendidos pela diversidade de objetos recolhidos e, também, pela quantidade, pois num pequeno período de tempo o grupo recolheu à volta de 120 kg de lixo. Ao mesmo tempo foi possível constatar que uma grande quantidade de plásticos se encontram fragmentados, fazendo-nos refletir para o impacto, ainda desconhecido, que os micro-plásticos poderão a vir a ter, na saúde humana.
Com um bonito dia de praia e um grupo animado e motivado, foi uma ação que nos deixou a todos com a sensação de, ainda, haver muito a fazer e mais conscientes do nosso papel de deixarmos o mundo um pouco melhor.

 

Para veres todas as fotos, clica em:

Atividade de Educação Ambiental (AEA) – Salva a Tua Praia.

 

Praia1

 

Praia2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL