Sebastião Teixeira (9ºB)

No dia 5 de dezembro de 2018 ás17:30, foi realizada uma reunião da Eco-Escolas, dirigida pela professora Cristina Tavares.
O tema deste ano é a floresta e o mar. No ano passado o tema era apenas a floresta, mas foi acrescentado o mar, para nos lembrarmos que os oceanos também fazem parte do nosso planeta.


Tal como é costume, a reunião do 1º período começou com o pedido a todos os alunos para que preencham o inquérito online. Este inquérito tem como objetivo fazer um levantamento dos conhecimentos e hábitos ambientais dos alunos. Uma das questões que se encontra no inquérito, que os alunos costumam errar, é a ordem dos 3R's. A maioria dos alunos não conhecem esta ordem e pensam que é completamente aleatória. No entanto, esta ordem tem a sua lógica, "Reduzir" é a primeira coisa a fazer, pois nem sequer existir lixo é o ideal. "Reciclar" fica em último, porque implica realizar transformações, que são prejudiciais para o ambiente, para criar produtos reciclados. Então, só sobra "reutilizar" que irá ficar em segundo.
Foi relembrado que, na escola, existem pontos de recolha de materiais como escovas de dentes, pilhas, tinteiros, etc. Através do orçamento participativo do ano letivo anterior, foram comprados bancos feitos de materiais recicláveis, que, neste caso, são feitos de escovas de dentes usadas.
Qualquer atividade realizada sobre a Eco-Escolas é registada pela professora Cristina Tavares numa tabela, para conseguirmos obter a Bandeira Eco-Escolas. Com isto, foi pedido que a comunidade escolar pense um pouco mais no ambiente. Na reunião, foram apresentadas várias atividades. Foram referidos os pictogramas colocados para lembrar as pessoas que devem apagar a luz, fechar bem as torneiras, etc. A professora Sónia Araújo informou algumas atividades planeadas, como por exemplo, a criação de brinquedos com água, de pictogramas e de mobiliário. Apresentou também uma proposta para o Dia Aberto: tingimento de roupa com produtos naturais. Os alunos do 7º ano, da direção de turma da professora Alexandra Pinto, estão a participar num concurso que consiste na reciclagem das pilhas. Também podem ser encontradas diferentes atividades no portal da Eco-Escolas (https://ecoescolas.abae.pt/), como por exemplo, "Brigada da cantina" que visa a redução dos desperdícios de comida.
Foi apresentado o Eco-Código, que é um conjunto de 12 frases, que tentam apelar á proteção do ambiente. A escola tem participado num concurso em que os alunos têm de criar um cartaz com o Eco-Código. Foi mencionada também a estufa, localizada no exterior da escola, e a forma como ela está a ser desperdiçada.
Para concluir, a professora Cristina Tavares está disponível para qualquer proposta.

bandeira eco1

Projetos para 2018/19

alimentos

 

cartaz eco

hortas bio

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL