• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

Decorreu hoje, no auditório da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios da 6ª edição do concurso APSS For Good, a que era concorrente a aplicação SandSpace, elaborada pelos alunos Bruno Dylan e Diogo Resende (12ºC-2019/20), trabalhando sob a orientação da professora Fátima Pais. A aplicação destina-se a monitorizar a afluência às praias, em tempo de pandemia, e já fora contemplada com o Prémio do PÚBLICO, «The People's Choice Award», na competição do @Apps for Good do Reino Unido.

Muita gente está de férias, mas aqui trabalha-se. O sol e o pó misturam-se em doses iguais na amassadura das novas oficinas. A estacaria dos alicerces está parada, recusa-se a crescer, porque há um PT no caminho.

A aluna Sofia Paiva, que integrou a representação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite à Assembleia Municipal Jovem, é a protagonista do vídeo promocional do chapéu de feltro de S. João da Madeira, concorrente às "7 maravilhas da cultura popular", a que o nossa autarquia decidiu aderir.
"A cabeça não se fez só para usar chapéu!" A Sofia Paiva(@sofiagpaiva), da Assembleia Municipal Jovem S. João da Madeira (@assembleiamunicipaljovemsjm), explica o porquê! (Em "continuar")

A turma B do 12º ano desenvolveu, son orientação da professora de Português, Dina Sarabando, o projeto "Visão da poesia nacional - Caligramas". Cada aluno escolheu um poeta e um poema e trabalhou-o graficamante, aplicando a técnica do caligrama, um texto cuja disposição gráfica pretende formar uma imagem que se relaciona com o conteúdo do texto. Do trabalho desenvolvido resultaram as obras de arte que se podem apreciar em "continuar".

 

Durante o estudo da poesia de Cesário Verde e de Antero de Quental, os alunos das turmas A, B e C do 11º ano desenvolveram, sob orientação da docente de Português, Dina Sarabando, diversos trabalhos de “poesia visual”, combinando a palavra dos poemas, com a criação de uma imagem interpretativa. Para apreciar o resultado da criatividade desses alunos, clique em “continuar”.

 

“Imagina… o mundo depois da pandemia”. - Opinião
Por Maria Brito (10ºB)


O covid-19, ou coronavírus como gostamos mais de lhe chamar, não veio facilitar a nossa vida. Bem pelo contrário, veio mudá-la por completo. A partir do momento em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o estado de pandemia mundial, as nossas rotinas diárias alteraram-se drasticamente.

 

A EBS Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, vencedora de um concurso nacional na área da criatividade: o “Applica-te”. Este concurso tem como tema genérico o “Desenvolvimento Sustentável” e é promovido pela Universidade Nova de Lisboa. Assim, três alunos de diferentes áreas de estudos, Afonso Castro (Ciências socioeconómicas), Diogo Cruz (Ciências e tecnologias) e Pedro Margalho (Artes visuais) uniram esforços e conhecimentos para criar a APSS “Beach clean party”, uma aplicação que funciona como um jogo, em que as pessoas organizam um grupo, criam um evento, marcando uma data e um local, tendo como objetivo o de limpar as praias. No fim de cada evento, será contabilizado todo o lixo recolhido. Deste modo, pretende-se consciencializar as pessoas e também incentivá-las a combater a poluição.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite concorre com três aplicações ao ENCONTRO REGIONAL NORTE do concurso APSS for Good. São elas 

- Keep Sustainable (João, Pedro e Vasco - 12º C)

- SandSpace (Bruno e Resende - 12º C)

- Beach Clean Party (Joana e Diogo (12º Ciencias e tecnologias), Pedro e Dias (12º Artes) e Afonso (12º economia).

Para votar, clique em "continuar"

A turma 5ºA concluiu  o trabalho resultante do  Domínio de Autonomia Curricular (DAC). A turma escolheu o tema “Todos diferentes, todos iguais”, apresentando várias situações que nos tornam diferentes uns dos outros, mas que não nos podem separar, enquanto seres humanos. Para veres o resultado do nosso trabalho, clica em “continuar”.

 

A poluição é algo quer se tem vindo a agravar e tem estado cada vez mais presente no nosso dia a dia, já que, muitas pessoas, na maioria adultos, desvalorizam este assunto. Por isso, este tema é discutido mundialmente, na esperança de termos um mundo melhor. Foi também essa a razão que levou os alunos do 7º A a desenvolverem o trabalho que poderão ver em “continuar”.

 

No presente ano letivo, no âmbito do projeto de Domínio de Autonomia Curricular, com o tema geral de "Terra", a turma do 8.º B optou por desmultiplicar o termo em três das suas valências: a terra como localidade, Terra enquanto planeta e Terra enquanto astro sideral.

 

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL