A aluna Sofia Paiva, que integrou a representação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite à Assembleia Municipal Jovem, é a protagonista do vídeo promocional do chapéu de feltro de S. João da Madeira, concorrente às "7 maravilhas da cultura popular", a que o nossa autarquia decidiu aderir.
"A cabeça não se fez só para usar chapéu!" A Sofia Paiva(@sofiagpaiva), da Assembleia Municipal Jovem S. João da Madeira (@assembleiamunicipaljovemsjm), explica o porquê! (Em "continuar")

 

Para ver o vídeo completo, clica na imagem seguinte:

 

sofia 7 maravilhas

 

 

O texto


Sempre me ensinaram que a cabeça não se fez só para usar chapéu e disso tenho o melhor exemplo. S. João da Madeira é, atualmente, o único centro de produção de chapéus de feltro em Portugal. E tudo começou nas pequenas oficinas artesanais que, com o passar dos anos, começaram a inovar com processos mecânicos, sem nunca esquecer a preservação das técnicas tradicionais e a boa qualidade, porque, sem dúvidas, ao passado, tiramos o chapéu. Chapéus há muitos – diz o povo - mas nenhuns como os de feltro de S. João da Madeira, que queremos eleger como uma das 7 maravilhas da cultura popular.
A escolha é sua, mas não se esqueça que, numa boa cabeça, nunca faltou um chapéu, símbolo da gente lusa, desde tempos remotos.

 

 

 

 

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL