No âmbito das celebrações do 25 de abril de 2023, a Assembleia e a Câmara Municipais da cidade desafiaram, de novo, as escolas do concelho a participarem no concurso de cartazes subordinado, nesta edição, ao tema «Memórias da Luta pela Liberdade».
Os alunos da Serafim Leite, miúdos e graúdos, arregaçaram as mangas e puseram a render a sua imaginação, tendo nascido trabalhos, nos quais estiveram envolvidos 105 alunos do Agrupamento, que, efetivamente, nos fazem viajar para 1974, o ano de grandes conquistas lusitanas, em todo o território português.
Este ano, a aluna Inês Miranda, do 10.ºB, foi agraciada com o 1.º lugar no Ensino Secundário. Oxalá continuemos a celebrar (e a viver) a liberdade no nosso país por longos tempos!

Celebrarabril

Os pátios escolares são locais de grande importância na aprendizagem fora da sala de aula: os alunos podem explorar a biodiversidade, as relações bióticas e abióticas, os fenómenos físicos e químicos e também recolher uma grande variedade de dados, sempre em ligação ao mundo natural.

O projeto de investigação «Poeiras nos pátios escolares» foi desenvolvido pelos alunos do 3.ºA da Escola Básica do Parque, em colaboração com a investigadora Carla Candeias, do Departamento de Geociências e da unidade de Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias da Universidade de Aveiro.

Na Semana da Terra, a turma do 10.? B de Artes Visuais teve a oportunidade de realizar pinturas em algumas das sarjetas da escola, sendo que, por detrás desse ato, houve sempre uma mensagem importantíssima que queríamos passar: devemos ser cuidadosos com o lixo que pode ser escoado através das sarjetas e, posteriormente, acabar por poluir o mar. 

Os nossos trabalhos, em geral, foram realizados no período da manhã de um só dia (21 de abril) e contaram com alguns obstáculos, como, por exemplo, a previsão de chuva. Para a maioria, houve uma novidade: trabalhar com tinta em superfícies tão diferentes e irregulares, porém, com a ajuda uns dos outros e também da nossa professora de Desenho A, Sónia Araújo, conseguimos superar essas dificuldades com sucesso e finalizar as nossas pinturas, tornando, assim, a nossa escola ainda mais colorida.

Nós, a turma do 4.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila, fomos ao Azurara Parque Aventura, em Vila do Conde. Que grande aventura vivemos com todas as atividades programadas para nós!

Assim, muitos experimentaram, pela primeira vez, o Slide, o Air Bungee e as Torres Multi-Aventura e foi tão, mas tão emocionante! Toda aquela adrenalina… FANTÁSTICO!

Vivemos, também, momentos de suspense com a caça ao tesouro e que bem soube partilhar os nossos lanches.

Que dia memorável carregado de emoção, alegria e camaradagem!

Para celebrar este dia, os alunos do 3.º B, de Fundo de Vila, desenvolveram diversas atividades como a visualização do filme “João Ambiente”, um plugging pela escola e brincadeiras ao ar livre.

Este dia teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente, criando uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, porque…

“Proteger o Meio Ambiente, hoje, é garantir recursos para as gerações futuras“.

No passado dia 2 de junho, cinco alunos da turma E, do 10.º ano, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica, participaram na 17.ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, tendo sido acompanhados pelos professores Ângela Resende e António Pinto.

À semelhança da iniciativa de sucesso levada a cabo nos últimos anos, este Agrupamento decidiu continuar com o projeto solidário de recolha e redistribuição de cadernos de atividades usados, do 5.º ao 12.º anos, afirmando-se como um contributo importante para a valorização do processo de ensino e de aprendizagem, essencial para a construção de uma sociedade mais unida e solidária. Dar e receber de volta é, afinal, uma maneira de apoiar e de ser apoiado e, simultaneamente, deixar uma marca na proteção do ambiente.

Os alunos do 3.º e 4.º anos participaram no jogo didático SuperTMatik com base no vocabulário de Inglês, intra e interturmas, com muito entusiasmo e dedicação.

Numa fase final, os vencedores de cada ano jogaram ao nível ibérico. Aqui fica registado o momento da entrega dos certificados e prémios aos alunos do 1.º ciclo.

Parabéns a todos os envolvidos!

Aproxima-se o final de mais um ano letivo e, na qualidade de encenadora do grupo de teatro Serafins, não poderia deixar de expressar aqui a minha gratidão a todos aqueles que, direta ou indiretamente, conjugaram esforços para que este projeto se tornasse exequível, apesar de todas as dificuldades que foram surgindo na sequência dos tempos difíceis que todos vivemos, no presente. À Direção do Agrupamento, à Associação de Pais, aos professores, aos assistentes operacionais e técnicos, aos pais e aos nossos patrocinadores externos à escola, faço notar que o apoio de todos foi um grande impulso para a realização de um projeto que, anualmente, tem procurado dignificar o Agrupamento e promover o gosto pela arte dramática, tantas vezes esquecida ou até ignorada.

A visita de estudo ao Porto, realizada no dia 23 de março do ano corrente, envolveu a turma de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Dr. Serafim Leite do décimo ano.

A primeira paragem do dia foi na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Os alunos obtiveram, inicialmente, um reconhecimento laboratorial dos impactos feitos pelo plástico nos oceanos, assim como produtos a evitar, devido a um elevado nível de microplásticos nos mesmos. Num segundo momento, os alunos experienciaram como é produzido o leite sem lactose, percebendo, assim, todos os processos aos quais o leite é sujeito até a lactose ser hidrolisada em glicose e galactose.

No âmbito do concurso nacional " ...do ponto à obra d´arte", a turma A, do 1.º ano, da Escola EB/JI do Parque, abraçou este desafio, promovido pela APEVT, em parceria com a Faber Castell e a Biblioteca de Alcântara. A partir da análise da obra "O Ponto", de Peter Reynolds, os alunos exploraram diferentes manifestações artísticas, técnicas e materiais.

Esta competição tem como principais objetivos fomentar o interesse pela aprendizagem; contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos; reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

No passado dia 17 de maio, quarta-feira, todos os alunos de 5.º ano viveram um dia diferente de aprendizagens. Foi, simultaneamente, uma viagem ao passado, uma constatação do presente e as expectativas criadas em relação ao futuro.

A aventura começou com a saída da Escola, pelas 8h30, em direção a Válega, para visitarmos o Museu Escolar Oliveira Lopes. Aí, pudemos verificar como eram as escolas no tempo dos nossos pais e avós. De facto, o espaço museológico, aberto em 1996, recria as memórias e preserva o mobiliário, material didático e lúdico que foi património das escolas, desde 1910, e que serviu para a instrução de crianças. Em 2019, a Câmara Municipal de Ovar requalificou o imóvel, dotando-o de infraestruturas que dignificam os visitantes e lhes permitem recordar o passado.

No passado dia 10 de maio, os alunos do 3.º B e do 4.º ano da Escola Básica de Fundo de Vila participaram numa sessão que visava "Educar o Consumidor", promovida pelo Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC), inserido no Projeto Educativo Municipal (PEM).

Esta atividade tinha como principal objetivo sensibilizar as crianças e os jovens alunos para a importância do saber poupar, incutindo essa responsabilidade na hora de se fazer compras: "Será um bem necessário ou apenas uma compra por impulso?"

14.ª edição - Quiz Ciências Naturais

Os alunos, do 5.º aos 9.º anos do Ensino Básico, representaram a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite no campeonato internacional de Supertmatik. A Grande Final Online, etapa que decorreu, recentemente, é composta por três tentativas com vista à obtenção do melhor tempo num jogo em que os alunos deverão responder, corretamente, a 15 questões.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL