O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite marcou, de novo, presença, no dia 06 de junho, na 4.ª edição das Olimpíadas da Rádio, nas quais participaram sete escolas finalistas. A viagem percorrida entre S. João da Madeira e Arronches, pelos alunos do AESL, foi longa, mas animada e muito aprazível, contando com paisagens lindíssimas, sobretudo, na zona alentejana.
Os locutores serafinos – sete no total – eram provenientes das turmas dos 10.º A e 11.º A, os quais foram acompanhados pela professora Dina Sarabando. As provas tiveram início às 15h00 e a apresentação esteve ao encargo de duas alunas locutoras da Rádio Miúdos, Luna Duarte (Santa Maria da Feira) e Carolina Pereira (Lisboa). Já os locutores que representaram o Agrupamento foram a Rita Oliveira (11.º A), o Guilherme Ferreira (11.º A), a Anaís Vasconcelos (10.º A) e o Afonso Tavares (10.º A). No papel de repórteres, estiveram os discentes Dinis Costa e Sofia Zara, do 10.º A, e Maria Silva, do 11.º A, que cumpriram, igualmente, o papel de claque de apoio.
Deste modo, ao longo de toda a edição, os jovens foram submetidos a quatro provas, pontuadas por quatro jurados, entre 1 a 5 pontos, todas com temas relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na primeira prova, cada equipa apresentou o seu cartão de visita, previamente preparado, sendo que os nossos serafins pontuaram 16 pontos pela sua originalidade. Já na segunda prova, os participantes tiveram de criar uma notícia subjacente ao tema: “O governo cai e, agora, os jovens são responsáveis por criar leis”. As propostas dos nossos jornalistas incluíram, por exemplo, o fim das aulas à tarde, a promoção de habitação para estrangeiros, o financiamento de painéis solares e o aumento das férias escolares. Nesta prova, a nossa pontuação foi de 13 pontos. A terceira prova consistiu na criação de um anúncio publicitário sobre o tema fake news. Verificou-se, no final da mesma, um empate entre três escolas: AE Mosteiro e Cávado, de Braga; I.E.S. Rodríguez Moñino, de Badajoz, e o AE Serafim Leite, com 15 pontos. Por fim, na última prova, com um género jornalístico livre, subjacente ao tema “Criaturas extraterrestres chegam ao planeta Terra”, os nossos jornalistas brilharam, arrecadando uma pontuação total de 18 pontos.
Em conclusão, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite classificou-se em segundo lugar, tendo sido vencedora o I.E.S. Rodríguez Moñino de Badajoz (que marcou a primeira participação de uma escola espanhola nesta competição). O terceiro lugar foi atribuído ao Agrupamento de Escolas de Mira.
Sem dúvida, esta foi uma experiência profundamente enriquecedora, que ficará para sempre na memória de todos os participantes. Não podemos deixar de agradecer à Direção do nosso Agrupamento pelo contínuo apoio e incentivo a este tipo de iniciativas, que alargam os horizontes dos alunos e promovem o seu crescimento pessoal e académico.