No dia 14 de junho, teve lugar, no jardim do tribunal sanjoanense, em plena tarde de verão, a inédita inauguração da estátua de homenagem à jovem mártir Anne Frank, no nosso município, da autoria do escultor Leonel Moura, fruto da decisão dos jovens deputados da Assembleia Municipal Jovem, no mandato 2022’23, quando confrontados com o repto lançado pelo Presidente da Câmara Municipal.
Esta foi uma forma de, tendo em conta os tempos atuais, se homenagear esta figura emblemática da História mundial, almejando, igualmente, promover a memória histórica e reforçar os valores da tolerância, da liberdade e dos direitos humanos, sobretudo, junto das gerações mais jovens.
A presença dos deputados da Assembleia Municipal Jovem (antigos e atuais) conferiu um simbolismo ainda especial ao momento, em que fomos agraciados pelas asas da liberdade de Anne Frank, sublinhando-se, desta feita, a importância do envolvimento cívico e da consciência social desde a juventude.
O AESL e, por inerência, o evento contou, ainda, com a participação particularmente significativa do deputado Rúben Marques, representante dos jovens sanjoanenses, no atual mandato, que tomou a palavra, revelando a maturidade, a empatia e o espírito crítico com que os jovens deverão encaram os desafios do presente à luz das lições do passado.
Esta cerimónia representou, assim, uma oportunidade pedagógica e cívica de grande valor, incentivando os jovens a serem guardiões da memória e construtores de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Na senda da mensagem do nosso jovem deputado, nada melhor do que vos deixar com as palavras conscientes da também jovem Annelies Marie Frank (1929-1945), plasmadas no seu diário universal: "Apesar de tudo, continuo a acreditar na bondade do ser humano.".