No passado dia 21 de novembro, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite viveu um dia inolvidável, uma vez que todos os membros da comunidade educativa (alunos, docentes, assistentes técnicos e operacionais, Pais e Encarregados de Educação e membros da Câmara Municipal de S. João da Madeira) mostraram, pela cidade fora, o seu sentido de unidade e de envolvimento nos valores de promoção da qualidade do Ambiente.

Numa data em que se celebram, igualmente, o “Dia Mundial da Televisão” e o “Dia Internacional da Saudação”, crianças e jovens, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, juntamente com os adultos responsáveis, realizaram, no período da manhã, uma Caminhada pelo Clima que teve o seu início na escola sede do Agrupamento e cuja meta teve lugar no Jardim Municipal. Este evento teve como finalidade cumprimentar e comunicar, a toda a população de S. João da Madeira, que a ação individual é fundamental na resolução de um problema global que está a tomar proporções exacerbadas, as alterações climáticas, o que justifica o lema: “Muda a Atitude. Protege o Planeta!”.

Uma imagem que fica(rá) na memória de todos, ao longo da caminhada empreendida, é a dos cartazes coloridos e repletos de desenhos simbólicos, elaborados por todas as turmas do AESL, mas, sobretudo, a das mensagens que os mesmos revelavam de sensibilização em relação a este flagelo ambiental.

Esta iniciativa justifica-se, também, pelo facto de a data escolhida estar integrada na Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos (18 a 26 de novembro), na qual muitas outras celebrações se cumprem, como é o caso do Dia Internacional dos Direitos da Criança (20 de novembro), Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) e o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro). Desta feita, lembramos que a qualidade ambiental é um direito universal de todos os seres humanos, que as alterações climáticas são uma realidade cientificamente comprovada e que pequenas ações, como separar e ou reutilizar corretamente os resíduos, bem como privilegiar espécies autóctones, são ações que TODOS podemos e devemos adotar para mitigar a situação climática atual do Planeta Terra, a nossa casa.

Na tarde do mesmo dia, a “ação pelo clima” continuou com a festa do hastear da bandeira verde do Eco-Escolas, nas três escolas do Eco-Agrupamento Dr. Serafim Leite: Escola Básica do Parque, Escola Básica de Fundo de Vila e Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Além disso, na escola sede, foi, também, hasteada a bandeira do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, com a presença de Luísa Marques, representante da Amnistia Internacional.

De referir que esta iniciativa começou, de forma embrionária, com um grupo de alunos, do atual 8.ºC, que, no ano letivo 2022’2023, trabalhou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 que remete para a Ação contra a Mudança Global do Clima. No presente ano letivo, a sua proposta ganhou corpo com a colaboração de professores e alunos, envolvidos em vários projetos dinamizados no AESL, como o Projeto de Educação para a Saúde, a Biblioteca Escolar, o Plano Nacional das Artes, o projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos e o Eco-Escolas, mas, sobretudo, da ação individual de todos os serafinos e serafinas.

Tal como foi confirmado na organização deste evento, só a ação conjunta e concertada de TODOS poderá pôr um fim às Alterações Climáticas que põem em sério risco a saúde do Planeta Terra!

https://ecoescolaesl.pt/2023/11/25/dia-de-acao-pelo-clima-preparacao/


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL