Teve lugar no auditório da escola secundária Dr. Serafim Leite, no dia 11 de dezembro, um colóquio subordinado ao tema “12º Ano, antes e depois”.

coloquio12 informatica0Tratou-se de um encontro entre antigos alunos deste agrupamento que regressaram à escola para, com os seus testemunhos de vida, contactarem os alunos atuais e os sensibilizar e motivar com as suas experiências no mundo do trabalho.

Auditório completo, a sessão foi introduzida e moderada pela diretora da escola Helena Resende, que a enquadrou e lançou os conceitos a debater. O colóquio evidenciou a sua pertinência face à longa tradição da escola relativamente a cursos de caráter profissional ou profissionalizante. Notemos que a primeira designação desta escola, que conta já 63 anos, foi a de “Escola Industrial”.

Dos muitos e vivos relatos ali expostos, em filmes ou de viva-voz, ficou a ideia da importância da consecução do 12º ano por parte de todos os alunos- não esquecer que o abandono escolar é ainda relativamente alto- e mais importante ainda a possibilidade de prosseguir estudos a nível superior.

coloquio12 informatica2Três antigos alunos da escola, Tiago Ferreira, Gerente da CodiFactus - Consultoria Informática, Unipessoal Lda, Sónia Rosas, Professora do Quadro de Nomeação definitiva no Grupo 550 (Informática) e Tomás Lima, empresário na área de cibersegurança e também seu especialista na Comissão Europeia, relataram as suas experiências. Corroboraram assim com exemplos concretos muitas das palavras de incentivo que os professores da escola sempre lhes fazem ao longo do seu percurso académico para que nunca desistam de estudar com o propósito da melhoria das condições de vida. Mais fizeram notar que sem conclusão dos estudos é possível entrar no mundo do trabalho, mas um curso superior traz muito mais saídas profissionais e uma visão alargada das possibilidades laborais. Especialmente marcante foi o testemunho de um ex-aluno que disse ter-se arrependido de não ter seguido estudos- embora goste do que está a fazer, trabalho num talho digno e gratificante - pois se o tivesse feito teria muitas mais e diversificadas formas de gratificação laboral. Daí o estímulo, o incentivo, a motivação a sensibilização para a ultrapassagem da inércia que se possa instalar, aquilo que um aluno palestrante falava como a procura do apenas “dezito” em lugar da demanda imperiosa do brio e da determinação que faz de qualquer pessoa um indivíduo bem-sucedido.

coloquio12 informatica3Muito da iniciativa e diligência dos professores António Ferreira e João Paulo Barros, esta é já a 2ª edição deste colóquio que pretende elucidar os alunos que estão a concluir o seu 12º ano e se sentem muitas vezes inseguros quanto ao que escolher para o seu futuro. Realçou-se a resiliência, a iniciativa, a vontade, o não esmorecer face a todas as dificuldades monetárias ou outras que sempre empecem a vida dos estudantes. Estes antigos alunos salientaram que a preparação que lhes foi dada na escola muito os ajudou a singrar nas suas atividades profissionais. Foram as profissões ligadas à informática em geral, e programação em específico, que estiveram mais em causa tendo sido debatidas questões como a evolução e a necessidade de permanente atualização nesta área. Tão importante como os proveitos monetários é a plena realização profissional como nunca menos necessária, estimulante e de satisfação pessoal, vincaram os três ex-alunos através do seu testemunho de vida.

Ressalta a ideia de que estes colóquios são a melhor montra para o mundo do trabalho, pois as referências em abstrato costumam ser mais neutras e estéreis. O exemplo do bom já conseguido é o melhor incentivo para o que se pode conseguir. Isso atestaram os ex-alunos que à escola se deslocaram para, com o seu exemplo, incentivar os atuais ao trabalho de conclusão do 12º ano e possibilidade sempre aberta de frequência de cursos superiores para o seu sucesso pessoal e profissional. E não se infira, fora de qualquer discurso auto-apologético, que a Serafim Leite cuida apenas do futuro profissional dos seus alunos. Antes o faz, sem apostolado e com a maior dedicação, no sentido da sua formação integral como seres humanos- a profissão é nisso fundamental e insofismável- sejam antigos, atuais e futuros alunos, porque nossos, reiteramos, sempre e para sempre Nossos.

O gabinete de imprensa do AESL

Veja todas as fotos [aqui]


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL