Reta final da 1.ª edição - Um projeto que veio para ficar…
Na senda de uma das mais recentes iniciativas do nosso Agrupamento, teve lugar, no transato dia 16 de dezembro, a fase final da 1.ª edição d’ «O Parlamento na Serafim».

 

PJS1Após algumas partidas provocadas pela pandemia que teima em não nos largar, que contribuíram para a alteração constante da agenda de trabalhos deste projeto, finalmente, os vencedores dos Ensinos Básico e Secundário conseguiram apresentar, aos membros presentes na última assembleia do Conselho Geral do nosso Agrupamento, as seis medidas mais votadas (três em cada ciclo de estudos), no plenário de ambas as Sessões Escolares.

Cumpridos os trâmites iniciais da reunião, os jovens deputados representantes dos Ensinos Básico (Beatriz Barbosa e Mafalda José, do 9.º A, e Maria Santos, do 9.º D) e Secundário (José Pedro Santos, do 12.º A, 2020’21 e Isaac Soares, do 12.º A) partiram, de forma solene e perentória, para a sua apresentação pessoal e para a divulgação das medidas de atuação que mais consenso reuniram na Sessão Escolar, tendo em conta o tema da 1.ª edição, numa perspetiva vincada na realidade do nosso Agrupamento. De referir que esteve ausente a deputada Maria Eduarda Oliveira, do 11.º B, por motivos de saúde.

Sem mais delongas, foram explicitadas as decisões de todos os jovens que integraram as 13 listas d’ «O Parlamento na Serafim», cujos representantes fizeram questão de as esmiuçar e, orgulhosamente, apresentar, a saber:

PJS2Ensino Básico

1. Melhoria da Internet, em todo o Agrupamento.
2. Instalação de uma máquina de dar entrada, posicionada no interior da escola, por parte dos órgãos responsáveis.
3. Realização de obras de requalificação do pavilhão desportivo.

Ensino Secundário

1. Instauração de um festival de conhecimento, nos “Dias Abertos”, com atividades relacionadas com a área de formação dos alunos da Serafim Leite e ou outras, organizadas por cada curso/turma, cultivando o lema ideológico: “de alunos para alunos”. Inclusão de workshops com vista à amostra das diversas áreas científicas, humanísticas e técnicas, sob a orientação de profissionais qualificados.
2. Criação de zonas de lazer, aproveitando-se os espaços verdes da escola, para usufruto dos alunos, nos seus tempos livres, contemplando, também, um espaço coberto equipado com bancos e mesas. Remodelação da estufa e colocação de mais contentores de lixo indiferenciado e com separação de resíduos.
3. Dinamização de aulas de atividade financeira que abranjam conceitos básicos de Micro e de Macroeconomia, para melhor preparação dos alunos na futura gestão do seu dinheiro.

Além destas medidas, os jovens deputados, de acordo com o regulamento, apresentaram, igualmente, outras ideias que, apesar de não pertencerem ao conjunto das mais votadas, consideraram de fulcral interesse.

PJS3

Seguiram-se os agradecimentos, os elogios por este passo inédito, ao nível escolar, pelo facto de, de forma evidente, este ser um Agrupamento que, definitivamente, dá voz aos alunos, assim como a demonstração do orgulho sentido pelo interesse dos alunos em relação ao futuro do Agrupamento.

Numa fase subsequente, tomou a palavra a Diretora do Agrupamento, reiterando as mensagens de agradecimento pelo facto de a Serafim Leite contar com jovens tão atentos, tão empenhados e tão responsáveis em relação à casa que, dia a dia, os vai vendo CRESCER. Aproveitou, ainda, como ditam os preceitos, para explicar o que, de acordo com as ideias apresentadas, poderá ser realizado, num futuro próximo, e o que já está em fase de desenvolvimento.

Por seu lado, a Vereadora da Educação, com assento no Conselho Geral, para além das palavras de agradecimento e reconhecimento, vincou a importância da apresentação dos jovens serafinos e prometeu fazer chegar toda a informação veiculada ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Sequeira, que, por motivos alheios à sua vontade, não compareceu à reunião.

Assim, foi com grande satisfação, entusiasmo, dedicação, responsabilidade e sentido de dever cumprido que os jovens deputados deram por concluída a sua missão e a 1.ª edição deste projeto que terá, com certeza, ainda, muitas histórias para contar, porque, afinal, aqui, no nosso Agrupamento, a sua voz conta… e muito!

Parabéns aos jovens participantes, em representação de todos os alunos da escola, e um especial agradecimento a duas grandes colegas que, comigo, tornaram esta iniciativa uma realidade no nosso Agrupamento. Obrigada, Anabela Brandão! Obrigada, Cristina Correia!

E um abraço de saudades ao nosso ex-aluno, Rui Paiva (12.º B), que nos ajudou na criação do logótipo do projeto que permanecerá para sempre!

A 2.ª edição, cuja dinâmica sofrerá ligeiras mudanças, está prestes a desabrochar e terá como mote: «Miúdos e graúdos – da união à força: como?». A ver vamos…

Dina Sarabando


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL