Literacia Financeira… em dia!

Na passada semana, o AESL aceitou o repto do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) e associou-se a dezenas de escolas que realizaram várias atividades, no âmbito da iniciativa da “Semana da Formação Financeira 2022”, as quais tiveram como objetivos principais os seguintes:
* contribuir para o aumento das competências de Literacia Financeira Digital dos jovens nativos digitais;
* sensibilizar para a importância da adoção de comportamentos financeiros mais esclarecidos e seguros na utilização dos serviços financeiros digitais;
* ensinar como funcionam as taxas de juro e as consequências para as famílias do uso do indiscriminado do crédito.

 

SemanaFIn

Assim, de 24 a 27 de outubro, todas as turmas do 9.º ao 12.º anos tiveram a possibilidade de assistir a sessões online, dinamizadas pela DECOJovem. Estas sessões informativas abordaram as novas formas de dinheiro digital que emergem, atualmente, assim como a boa utilização dos canais digitais, como sejam os bancos online, as fintech e todos os serviços e produtos oferecidos. Do mesmo modo, foram, igualmente, destacadas as inúmeras aplicações móveis/digitais, desde wallets e pagamentos online. As sessões foram, sem dúvida, uma oportunidade para que os alunos conhecessem estes serviços e como fazer dos mesmos a melhor utilização.

Os alunos do 12.º ano, na quinta-feira, dia 27 de outubro, no auditório da escola sede, tiveram, também, a possibilidade de ouvir o Dr. Fernando Gualter (economista, consultor de empresas e especialista em questões bancárias) sobre o tema em questão, mais especificamente, as taxas de juro e as poupanças.
Através de todas estas iniciativas, pretendeu-se contribuir para a formação de cidadãos críticos, responsáveis, interventivos e justos.
A ”Semana da Formação Financeira 2022” integrou o programa de atividades do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Biblioteca Escolar - Anabela Costa


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL