No dia 05 de novembro, pelas 18h00, na Casa da Criatividade, a Rede Concelhia de Bibliotecas de S. João da Madeira dinamizou o espetáculo de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris” na nossa cidade. O evento contou com a presença da representante deste projeto e diretora da Associação Ajudaris, a Doutora Rosa Mendes Vilas Boas. A Diretora da Associação Ajudaris agradeceu publicamente a iniciativa e apelou aos fortes laços solidários que são necessários criar para promover vidas felizes e dignas.


A plateia estava cheia e contavam-se entre os alunos, professores, pais e encarregados de educação, os diretores dos três agrupamentos de S. João da Madeira e representantes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
O livro deste ano nasceu da consciência de que o mundo está a viver momentos difíceis e, por isso mesmo, os governos internacionais assinaram o documento com “17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”. Dada a importância do tema e urgência na atuação para a resolução dos problemas mundiais, foi lançado este repto para as histórias da Ajudaris. Assim, juntando a necessidade de despertar a consciência cívica à criatividade, várias histórias foram escritas, em grupo-turma. Todas elas apelam à mudança de comportamentos e mostram o quanto o mundo é belo e precisa de ser protegido por todos, sem exceção.
O nosso agrupamento contribuiu para esta causa com duas histórias: “A água que corre no rio”, dos alunos do 4.ºB da EB1 do Parque; “A Água”, história dos alunos do 4.º A da Eb1 de Fundo de Vila do ano letivo 2018/19.
Os alunos do 4.ºB da Eb1 do Parque dramatizaram a sua história, com a orientação da professora Marisela Oliveira e com a colaboração da atriz do projeto “À Barca”, Teresa Chaves, e da D. Minda. De forma muito animada, os alunos mostraram como é importante respeitar a água e ensinaram a reciclar.
Os alunos do antigo 4.º A da Eb1 do Parque contaram com a ajuda das professoras Isabel Silva, Susana Carneiro, Ana Paula Oliveira, Manuel Fonseca e alunos do 10.ºF, para realizarem a animação da sua história que, em verso, mostra as maravilhas da água.
A nossa diretora agradeceu a todos a sua presença, destacou o importante trabalho da Ajudaris, dos professores, dos pais e encarregados de educação e felicitou os verdadeiros protagonistas deste evento – os alunos.
As bibliotecas escolares agradeceram à Associação Ajudaris por esta iniciativa e à Câmara Municipal por todo o apoio prestado.
No final, eram muitos os sorrisos solidários e os autores do livro – os alunos – puderam dar muitos autógrafos a todos aqueles que não quiseram perder a oportunidade de conviver de perto com este grandes artistas, verdadeiros escritores com livro publicado e tudo!

 

AN4 ajudaris

 

AN3 ajudaris

 

AN2 ajudaris

 

AN5 ajudaris


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL