No passado dia 3 de Abril, realizou-se na Biblioteca da Escola Dr. Serafim Leite, desta cidade, o 3º encontro entre alunos de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira e alunos de Português do 12º Ano A e B daquela Escola.


Trata-se de uma iniciativa designada por “Leituras Partilhadas” da responsabilidade do Profº Celestino Pinheiro docente em ambas as Instituições e das Profªs. Manuela Balseiro e Maria Henrique docentes de Português do 12º ano.
A Professora Manuela Balseiro, em nome da Escola Dr. Serafim Leite, deu as boas-vindas e agradeceu à Universidade Sénior a disponibilidade para, mais uma vez, marcar presença nesta actividade, realçando a importância deste encontro de gerações. Informou de seguida a metodologia da apresentação das obras. Assim, cada aluno da Escola Dr. Serafim Leite escolheu previamente uma obra que iria apresentar, falaria sobre o seu conteúdo e dará também a sua opinião pessoal sobre o livro e o autor e a razão da escolha.
Por sua vez o Profº. Celestino Pinheiro deu a conhecer que, por parte da Universidade Sénior, quatro alunos desta Instituição iriam falar sobre uma novela extraída do Livro “Novelas do Minho”, de Camilo Castelo Branco, que está a ser lido e interpretado no presente ano letivo.
Assim, passou-se de seguida à apresentação e leitura de excertos das seguintes obras, de forma alternada, entre os alunos da Escola Dr. Serafim Leite e a Universidade Sénior:


Escola Dr. Serafim Leite
Nuno – 12º A “Memórias póstumas de Brás de Cubas”, de Machado Assis
Luísa – 12º B “ Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Marquez
Gonçalo – 12º A “Retalhos da vida de um médico”, de Fernando Namora
Maria – 12º B “A Árvore das palavras”, de Teolinda Gersão
David – 12º A “ Ficções”, de José Luís Borges
Rita – 12º A “Os Anagramas de Varsóvia”, de Richard Zimler
“As velas ardem até ao fim“, de Sándor Márai
André- 12º A “ Contos Escolhidos”, de Franz Kafka

Universidade Sénior/Rotary - Da obra “Novelas do Minho”, de Camilo Castelo Branco
Maria José “Filho Natural”
Jorge Rui “O Cego de Landim”
António Rocha “Gracejos que matam”
António Luís “Maria Moisés

E foi neste ambiente de grande cordialidade e informalidade que durante cerca de duas horas decorreu esta iniciativa, notando-se por parte dos jovens grande alegria e boa disposição pela oportunidade de poderem conviver e dar a conhecer os seus conhecimentos junto de uma geração que, pese embora o facto de já não estarem na vida ativa, entendem que ainda têm muito para aprender. Foi também motivo de grande satisfação constatar o entusiasmo que estes jovens manifestam na sua preparação para enfrentar os desafios que os esperam, considerando que serão eles os futuros responsáveis pelos destinos do País.
No final, a Escola Dr. Serafim Leite, teve a amabilidade de oferecer um simpático lanche que constituiu mais uma oportunidade para confraternização. E já na despedida ficou a vontade de darmos continuidade a esta partilha de leituras cujas vantagens ficaram bem visíveis nos comentários que tivemos a oportunidade de ouvir.
O Profº Celestino Pinheiro referiu que gostaria que o próximo encontro para as leituras partilhadas se realizasse na Universidade Sénior e, se possível , no Palacete dos Condes, embora reconheça que não será para breve a mudança para as novas instalações, considerando o atraso das obras.

Jorge Rui Oliveira
Aluno de Português e Jornalismo da Universidade Sénior

 

2 DSCF1868

5 IMG 5756

1 DSCF1867

 

6 IMG 5755

 

1 IMG 5760

 

2 IMG 5758

 

3 IMG 5762

 

4 IMG 5765

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL