No âmbito do projeto “À barca, à barca” do Palácio do Bolhão, os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos assistiram a teatro representado na escola. O espaço onde decorreram as peças de teatro foi no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. As companhias de teatro vieram representar duas dramatizações: no dia 28 de novembro, para o 5.º ano – turmas A, B e C – foi apresentado “O Príncipe Nabo”, adaptação da obra homónima de Ilse Losa; no dia 30 de novembro, para o 6.º ano (turmas A, B, C e D) e o 7.º ano (turmas A,B e C) foi apresentada a adaptação teatral dos contos da obra “Os Bichos” de Miguel Torga.

 

No final de cada uma das atuações, os atores falaram com os alunos sobre as obras apresentadas e sobre a sua atividade enquanto atores. Os alunos e os professores apreciaram a elevada qualidade dos espetáculos apresentados e as excelentes atuações dos atores. Com esta preciosa ajuda, ler estas obras, lecioná-las ou estudá-las vai ser tarefa muito mais fácil e mais motivadora.
O teatro portátil nas escolas é uma das muitas iniciativas deste projeto que conta com a biblioteca escolar do agrupamento como parceira. Estão previstas mais atividades como ações de formação para professores, trabalho com alunos e professores, em sala de aula ou extra aula, com a atriz Teresa Chaves e criação de um Vicente a várias mãos, entre outras.
As sessões de trabalho com a atriz Teresa Chaves já começaram e o teatro tem sido uma ferramenta colocada ao serviço da educação.
É caso para gritar: “À barca, à barca que temos gentil maré”!

 

bolhao1

 

bolhao2

 

bolhao

bolhao3a

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL