No passado dia onze de janeiro, os estudantes da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, dos 11.º anos, dos Cursos Profissionais, embarcaram numa jornada fascinante, a fim de descobrirem os segredos da vida e da história de Camilo Castelo Branco, um dos maiores escritores portugueses do século XIX. A visita de estudo, realizada no coração do Porto, proporcionou aos alunos uma experiência única de imersão na época e na obra do autor.

A visita teve início com uma palestra na escola, dinamizada por um representante da editora “Opera Omnia”, e, em seguida, rumaram à prisão onde Camilo e Ana Plácido estiveram presos e onde foi escrita a obra «Amor de Perdição». Puderam, assim, apreciar uma vista incrível a partir do miradouro da Bataria Vitória e passearam no Largo Amor de Perdição. No final da manhã, almoçaram no shopping Alameda.

No período da tarde, visitaram a Casa de Camilo Castelo Branco, localizada em São Miguel de Seide, onde o escritor viveu parte da sua vida. Chegando lá, ainda puderam assistir a uma canção tradicional de Reis, cantada pelos pequeninos. Os estudantes exploraram as divisões que testemunham os momentos marcantes da vida de Camilo, desde a sua juventude até aos dias finais. Os jovens tiveram, igualmente, a oportunidade de examinar manuscritos originais, cartas e outros artefactos pessoais que lançaram a luz sobre a complexa personalidade do autor.

No final da visita, os estudantes compartilharam as suas impressões e aprendizagens, expressando apreço pela oportunidade de mergulharem no passado e de compreenderem melhor a vida e a obra de Camilo Castelo Branco. A experiência não apenas enriqueceu o conhecimento académico, mas também inspirou a uma valorização da riqueza cultural e literária de Portugal.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL