Hoje em dia, vivemos num mundo inundado por impulsos de consumo revestidos de multiformatos que se refletem vivamente nas nossas ações e na educação das nossas crianças.

 

Seja através das redes sociais, do streaming, das conversas via aplicações ou, até mesmo, dos meios mais tradicionais, estamos constantemente a ser bombardeados e estimulados por vários tipos de conteúdo. Apesar de, potencialmente, problemático, a verdade é que a sociedade de hoje é muito dependente da tecnologia e vive do imediato, onde o consumo se torna um hábito cada vez mais irrefletido.

Aproveitando a época natalícia que estamos a viver e o projeto de Educação Financeira que a turma do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, se encontra a desenvolver, decidimos parar para refletir e realizar um conjunto de atividades que, de forma prazerosa, nos ajudaram a repensar sobre o que é essencial e o que é supérfluo, as despesas e os rendimentos e algumas formas de poupança.

Assim, os alunos, depois de lerem a história “Os dez desejos de Natal”, fecharam os olhos, pediram desejos e escreveram para si próprios e para os que os rodeiam. Depois, com recurso à reutilização de diversos materiais, decoraram bolas e pinheirinhos, para pendurar na árvore de Natal, e ainda decoraram a caixa dos desejos de Natal, que levarão para casa, cheiinha de desejos, para ler em família, na noite de Natal.

Deste modo, crescemos em comunidade e espalhamos amor por todos os que nos são próximos. Por isso, desejamos que o amor e a união sejam os principais ingredientes de cada noite de Natal.

Estes são os verdadeiros votos dos (as) meninos (as) do 4.ºA e da professora Marisela Oliveira.

DesejosdeNatal


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL