No passado dia 03 de maio, os alunos de 5.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram numa visita de estudo a Freixo de Espada à Cinta, no âmbito da disciplina de Mandarim, organizada pelo Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. Nesta visita, participaram, também, os alunos do 5.º ano dos Agrupamentos de Escolas Oliveira Júnior e do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.

O certo é que foi um dia bem diferente dos habituais! Por volta das 07h30, frente à Câmara Municipal de São João da Madeira, juntaram-se todos os meninos e meninas deste ano de escolaridade, que frequentam a disciplina de Mandarim, acompanhados pelas respetivas professoras da disciplina e pelos Diretores de Turma de cada uma das turmas / escolas.

Uma viagem cansativa… Freixo de Espada à Cinta é, de facto, muito longe! É uma vila integrada no Parque do Douro Internacional, inserida na província de Trás os Montes e Alto Douro, no distrito de Bragança.

Chegados à vila, por volta das 11h30, fomos muito bem-recebidos por uma equipa da Câmara Municipal local que nos orientou e mostrou as riquezas desta encantadora vila manuelina. Divididos em grupos, nós, os serafinos, começámos por visitar o Museu da Seda e do Território e aí ouvimos as explicações do seu Diretor, recordando-nos que a seda é uma matéria-prima de origem animal que é derivada do bicho da seda. Freixo de Espada à Cinta foi uma referência na indústria da seda, tendo, em 1793, portanto, século XVIII, 6 unidades de produção de chapéus e 16 fábricas com 73 teares, donde saíam tapetes, tecidos, gravatas, fitas e outros panos… Hoje, ainda subsiste uma pequena variante artesanal da manufatura da seda e dos seus subprodutos, situação quase única na Europa: a criação do bicho da seda e a extração do seu produto, por processos ancestrais e artesanais. Nós vimos o bicho a comer a folha da amoreira, pegámos nele, conversámos com as tecedeiras e apreciámos os belíssimos panos realizados por elas. Apreciámos, ainda, junto ao Museu, um jardim com as amoreiras, único alimento para o bicho da seda e deliciámo-nos com as amoras que pendiam das várias árvores.

TotalFreixo

De seguida, fomos almoçar à escola Escola Básica 2, 3 da vila, onde fomos muito bem acolhidos e servidos. Daí partimos para um passeio/visita à Igreja Matriz, um salão manuelino com retábulos de talha dourada e pinturas da escola de Grão Vasco. Depois, já no exterior, ouvimos a lenda de Freixo de Espada à Cinta, debaixo de um grande freixo que ostenta a espada, tendo observado, igualmente, a Torre do Galo, construção do século XIV. Seguimos em direção ao Pelourinho, entrámos no Museu Casa Natal do poeta Guerra Junqueiro e ouvimos um pouco sobre a sua vida e obra, um poeta de finais do século XIX.

Um dia de muitas aprendizagens e de convívio entre alunos de São João da Madeira, professores e a equipa do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. Um dia em grande!

Regressámos à nossa cidade, ao fim da tarde, exaustos, mas satisfeitos e muito contentes pela vivência desta experiência. Um obrigado ao Dr. Carlos Morais, Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, e à sua equipa, à Direção do nosso Agrupamento e aos Diretores de Turma do 5.º A (Carmo Ventura), do 5.º B (Graça Rodrigues), do 5.º C (José Paiva) e à professora de Mandarim, Sara Sousa.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL