A disciplina de Área de Projecto vai ser retirada do curriculum académico dos alunos que irão ingressar no 12º ano no próximo ano lectivo… infelizmente.

 

Sentimentos de pena e de orgulho invadem os nossos pensamentos. Seremos os felizardos a fechar mais um ciclo no Sistema Educativo. No entanto, receamos que os nossos “sucessores” não possam ter as oportunidades que nos foram dadas e a possibilidade de fazer uma análise crítica sobre o trabalho que se desenvolve. 
A disciplina de Área de Projecto foi, para todos nós, um novo desafio a enfrentar e a conquistar. Fomentou-nos o gosto pela pesquisa e permitiu contactarmos com entidades que, sem esta possibilidade, seria praticamente inviável por questões inerentes aos próprios programas das várias disciplinas. Por outro lado, a Área de Projecto facultou-nos a possibilidade de aprendermos a trabalhar em grupo, o que é extremamente importante num ambiente laboral. A aquisição de competências e a amplificação de conhecimentos foram dois objectivos essenciais desta disciplina que nos auxiliarão, com certeza, num futuro próximo. Aqui, houve a necessidade de tomar decisões e fazer escolhas, havendo, muitas vezes, conflitos de ideias entre os elementos do grupo. 
Entre muitas noites perdidas, rodeados de papéis e um teclado ao lado, acompanhados claro está, ora por uma garrafinha de água, ora por umas bolachinhas, ora por uma chávena de café. Mas sempre cientes de que o grande objectivo era realizar um Projecto que, acima de tudo, nos preenchesse a alma. Um Projecto que, apesar de muitas controvérsias e muitos conflitos de ideias com a Professora Coordenadora, queríamos que seguisse em frente com a ambição de criar algo que fosse inovador e aliciante. 
A turma A do 12º ano considera que, globalmente, os Projectos realizados pela turma completam-se na medida em que versaram sobre diversas áreas do conhecimento, todos igualmente pertinentes. Estamos profundamente gratos pelo apoio de toda a comunidade escolar, na sua participação directa ou indirecta, visto que sem ela seria impossível realizar este tipo de Projecto onde o principal objectivo é, precisamente, o acto de servir: ampliar conhecimentos. E o que pode ser mais uma escola e uma comunidade educativa do  que o sentimento de que devemos prestar sempre o nosso contributo e auxiliar o outro a evoluir? 
O nosso Obrigado.

Cátia Carvalho - 12º A

Distúrbios do Sono
Daniela Rebelo, Mónica Pinho, Tiago Vaz e Vânia Dias

areaprojecto1

Química do Amor
Daniela Silva, Diana Vale e João Azinheira

areaprojecto2

Biotecnologia Aplicada às Indústrias
Cátia Carvalho, Marcelo Mateus, Miguel Tavares e Pedro Ferreira

areaprojecto3

Experiências Científicas em Animais
Filipe Oliveira, Patrícia Lopes e Rui Silva

areaprojecto4


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL