O projeto Dac das turmas do 4ºA da EB do Parque e do 11ºC de TGPSI surgiu de um notável desafio lançado pela Professora Fátima Pais.

Deslumbrados pelas potencialidades que o programa Scratch nos oferece foi possível criar uma narrativa poética que recontasse alguns desastres naturais - os incêndios, materializados num jogo lúdico com três etapas de aprendizagem muito desafiantes. Guiados pela imaginação e criatividade, assim nasceram as nossas personagens: O Serafim e a Serafina! Ao longo da narrativa e perante a situação do jogo, as paisagens transformam-se, tendo como objetivo principal a reflorestação e a vida na floresta.

Durante a transição das etapas conquistadas, a Fénix ( pássaro mitológico do Fogo) surge renascida das cinzas!

dac11C4A1

No percurso deste trabalho foram desenvolvidas diferentes atividades de articulação entre as turmas envolvidas. Numa primeira fase os alunos do 4ºano exploraram o Scratch, em situação de laboratório informático, sob a orientação dos alunos do 11ºC e com a colaboração dos professores Filipe Pereira, Anabela Brandão e Manuela Pinto.
Paralelamente a isso visitaram as instalações do Quartel dos Bombeiros Voluntários de São João da Madeira e participaram numa sessão de formação de combate de incêndios.

DAC11c 4A2

Nesta caminhada primaveril partilhou-se um picnic enquanto foi possível apreciar a biodiversidade do Parque do Rio UL!

Posteriormente, o 11ºC foi recebido na EB do Parque com várias coreografias preparadas pelos alunos. Na Biblioteca Escolar experimentaram o jogo finalizado, cuja programação ficou a cargo dos brilhantes alunos de TGPSI, numa versão em Português e outra em Inglês.

Seguiu-se a construção de um Taumatrópio, subordinado ao Fogo, orientada pelos alunos do 4ºano.

DAC11c 4A3

O culminar deste projeto foi oficialmente apresentado aos Pais/Encarregados de Educação das diferentes turmas pelos alunos envolvidos tendo sido exposto todo o processo de criação, experimentação e produção, no auditório da ESSL. Para além disso, a comunidade educativa presente, visitou a exposição dos trabalhos físicos e explorou o jogo concebido, na Biblioteca Escolar.

DAC11c 4A4

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL