No passado dia 20 de Dezembro, as turmas B e D, do 12º ano, realizaram uma visita de estudo ao Porto, acompanhadas pelas docentes Anabela Costa, Celeste Cerqueira e Susana Carneiro.


visita estudo1De manhã, pelas 10 horas, os alunos da turma do 12.ºB, Ensino Regular, Ciências Socioeconómicas (CS), e do 12.ºD, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica (CPTM), visitaram o Museu Papel Moeda. Os alunos do 12.º B, Ensino Regular, Artes Visuais (AV), visitaram a Fundação Serralves.

A visita ao Museu do Papel Moeda, que pertence à Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, permitiu conhecer uma das maiores coleções de papel moeda de toda a Europa e a história do dinheiro de papel.

A guia referiu que foram os chineses que inventaram o papel moeda, há cerca de 500 anos. Este tipo de moeda é muito mais leve e fácil de guardar do que o dinheiro de metal, usado na altura. Depois de falar do escudo, moeda portuguesa em circulação até 2001, referiu que o euro, moeda de 19 países europeus, entrou em circulação em 2002 e ensinou como identificar uma nota falsa. Contou a história de Alves dos Reis, que ficou conhecido pelo crime da maior falsificação de notas da história, no início do séc XX.

O Museu tem uma exposição permanente de notas do Banco de Portugal, destacando-se a existência de três dezenas de notas únicas.

De tarde, todos os alunos foram ao Museu da Imprensa, localizado na margem do rio Douro.

visita estudo2No Museu da Imprensa, tiveram contacto com os quatro setores de trabalho de uma tipografia – Fundação, Composição, Impressão e Acabamento/Encadernação. Assim, descobriram a História da Imprensa e a evolução do processo tipográfico, desde a técnica dos caracteres ou tipos móveis de Gutenberg, até ao aparecimento do computador. Os alunos tiveram também a oportunidade de experimentar as antigas técnicas de impressão manual, através do manuseamento das máquinas expostas. Ainda neste Museu, visitaram a exposição PORTOCARTOON – O RISO DO MUNDO. Aqui, puderam conhecer os premiados das diversas edições do PortoCartoon - World Festival, uma iniciativa do Museu Nacional da Imprensa considerada pela FECO (Federation of Cartoonists' Organisations) um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.

Os alunos envolveram-se com interesse e entusiasmo na descoberta destes museus, o que comprova que as visitas de estudo tornam a aprendizagem mais interessante e criativa.
Estas visitas realizaram-se no âmbito das disciplinas de Economia (12.ºB - CS), de Área de Integração (12.ºD - CPTM), de Oficina Multimédia (12.ºB - AV) e de Oficina Artes (12.ºB - AV).

visita estudo3

Maria José Costa – 12.ºB CS
Anabela Costa (prof)


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL