A 14ª Mostra Nacional de Ciência Virtual realizou-se nos dias 26 e 27 de novembro, em formato online. A partir do ambiente virtual de um átrio, os visitantes eram convidados a consultar o programa, a entrar no Auditório, no Centro de Exposições ou no bar, onde havia uma sala de chat. Entretanto, chegou-nos a notícia de que a SandSpace tinha ganho mais um prémio e representará Portugal no maior concurso do mundo, a realizar em maio, nos Estados Unidos.


No Centro de Exposições podem ser visitados os stands de projetos científicos de áreas como a Bioeconomia, a Biologia, as Ciências do Ambiente, as Ciências Sociais, a Economia, as Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, a Matemática e a Química. Nos stands do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, secção de Informática e Ciências da Computação podem visitar-se os projetos SandSpace (64), SmartBracelets(66), SmartHouse (68) e SmartCar (70). Também está a concurso o projeto de uma aluna do 12.º A, que pediu transferência para a nossa escola. Trata-se de um projeto da área da Biologia – "Efeitos das radiofrequências na reprodução de Arabidopsis Thaliana" (63), apresentado pela Escola Secundária de Arouca.
No dia 27 foram divulgados os vencedores, entre os quais se encontra a nossa SandSpace, conforme nos informa a professora Fátima Pais, coordenadora da delegação,  "a  SandSpace teve mais um prémio! Desta vez, conquistou o 2º lugar nos Concurso Jovens Cientistas! Grande evento! Obrigado especial à Susana Chaves e à Fundação da Juventude por esta iniciativa da mais elevada qualidade! Além do prémio, o orgulho de representar Portugal no maior concurso do Mundo a realizar nos EUA em maio!

 

OS PRÉMIOS

1º Prémio - Projeto “ATMOS”, da autoria de Klára Sofia Varga, Sara Ribeiro Couto e João Carlos Pereira Carvalho orientado por Rita Rocha, professora no Colégio Luso-Francês, Porto. O prémio tem um valor monetário de 1250€.

2º Prémio: "SandSpace", desenvolvido pelos estudantes Bruno Ferreira, Nuno Castro e Jorge Correia, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, orientados pela professora Fátima Pais.

3º Prémio: "Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Deteção e Alerta de Radiações Ionizantes", realizado por estudantes da Escola Secundária Dona Maria II, em Braga.

4º prémio: “Comparação de Métodos de Análise de Ondas Gravitacionais - LIGO vs. ROOT”, também realizado por estudantes da Escola Secundária Dona Maria II, em Braga.

5º Prémio - Projeto "Radio Watching", realizado por um conjunto de estudantes do Agrupamento de Escolas Clara de Resende, no Porto.

 

logo mostra

 

sandspace AN

 

smartbracelets AN

 

smartcar AN

 

smarthouse AN

 

biologia AN


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL