Uma equipa de dois alunos de Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite participou, com assinalável êxito, no Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Setúbal 2020, que decorreu em Setúbal, entre 9 e 14 de fevereiro. Os alunos Nuno Castro e Gonçalo Oliveira, ambos co Curso de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (12ºC) concorreram nas categorias “APPS Dispositivos Móveis” e “APPS Informáticas Empresariais”, respetivamente, tendo o primeiro deles alcançado a Medalha de Bronze e, o segundo, um Certificado de Excelência. De notar que, na sua categoria, estes alunos competiram com concorrentes a frequentar formação superior (CET e CESP), sendo os únicos que ainda estão a frequentar o 12º ano. A prova do Nuno consistia em criar uma aplicação móvel (em Android) para marcação de refeições e a prova do Gonçalo uma aplicação para a gestão do Wordskills.


O Nuno Castro foi o único aluno de uma Escola Secundária Pública a subir ao pódio, uma vez que os restantes medalhados pertenciam à rede de escolas do IEFP, com alunos mais velhos e ex-alunos, já com muita experiência profissional na área. De notar que, durante os cinco dias de concurso, o ambiente foi extremamente competitivo, o que levou alguns dos concorrentes a ceder à tensão provocada pela dificuldade e exigência das provas. Em algumas categorias, o Júri optou mesmo por não atribuir todas as medalhas nem os Certificados de Excelência, porque as provas não atingiam índices mínimos de qualidade.

Por essas razões, o feito alcançado pelos dois alunos da Serafim Leite é deveras assinalável e só a sua competência, empenho e tenacidade lhes permitiu alcançar estes resultados.

As impressões dos alunos


Palavras do Nuno Castro: “Este campeonato foi uma mais valia para mim, pois conheci pessoas novas nas mais diversas profissões, conheci uma cidade nova, testei os meus conhecimentos, obtive novos conhecimentos e fiquei com uma ideia mais precisa do mercado de trabalho na minha área. Ter participado neste concurso poderá influenciara no meu futuro, pois ele tornou-me um melhor profissional e também me fez perceber que eu teria de trabalhar mais para alcançar novos objetivos.”


Na opinião do Gonçalo “esta foi uma experiência bastante vantajosa, em vários aspetos visto que, durante a semana conheci uma nova cidade, fiz novas amizades e aumentei o meu conhecimento em diversas áreas. Apercebi-me também que ainda tenho bastante para aprender, que a gestão do tempo e a calma são muito importantes, tive uma ideia de como seria o meu trabalho no futuro e aprendi a lidar com situações pouco favoráveis. Mas esta participação será uma mais-valia para o meu currículo, visto que este concurso é um evento de grande dimensão.”

Um campeonato com projeção nacional e internacional


O Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal é um evento de âmbito nacional, organizado pelo IEFP, este ano em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que juntou mais de quatro centenas de jovens, entre os 17 e os 25 anos, em representação de 44 profissões, numa competição que decorreu em oito mil metros quadrados de oficinas, no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.
Com estes Campeonatos, visa-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem. Na fase de pré-seleção, que decorreu na escola, os alunos tiveram oito horas para realizar uma prova e deviam obter, pelo menos, 80% de pontuação, para passarem à fase regional, que decorreu em setembro. As provas foram corrigidas na escola, segundo critérios muito apertados determinados pela organização da prova, e enviadas para a entidade responsável pelo processo de seleção. Os Campeonatos têm lugar de dois em dois anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão, ao mesmo tempo que são selecionados para o campeonato mundial das profissões, em que participam mais de cento e trinta países.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite felicita os dois alunos participantes, bem como a equipa docente que os acompanhou, professores Fátima Pais e João Paulo Barros, e incentiva-os a continuar a aceitar desafios, que possam conduzir à contínua melhoria da qualidade do ensino e à realização dos sonhos de todos os seus alunos.

 

AN skils equipa

 

AN Skils alunos

 

nuno2

 

AN nuno

 

Gonçalo


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL