Realizou-se em Split, Croácia, a IV edição do concurso de Tecnologias de Informação e Comunicação, integrado no projeto “ERASMUS+”, para o qual foram selecionados os alunos André Silva, Beatriz Rodrigues, Gustavo Martins e Tiago Pinto, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, acompanhados pelos professores Elisabete dos Inocentes e João Barros.


A Croácia, terra de cromática mediterrânica, de luz e contraste, revelou-se favorável à vitória portuguesa no ICT Competitions for Increasing the Quality of Secondary Education”. Num grupo de seis países (Portugal, Espanha, Grécia, República Checa, Polónia e Croácia), Portugal obteve uma dupla vitória: individual, com Gustavo Martins em primeiro lugar; coletiva, assegurada pelas prestações do grupo de elementos constituintes da equipa portuguesa. De assinalar, ainda, o terceiro lugar do aluno Tiago Pinto e as prestações positivas, para o 1.º lugar coletivo, de André Silva e Beatriz Rodrigues.
Sob a coordenação da professora Fátima Pais, a participação nesta edição do concurso constituiu-se como mais uma oportunidade de desenvolvimento quer técnico, uma vez que os alunos aumentaram a sua proficiência na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, quer pessoal, pois os alunos foram unânimes em salientar a importância das amizades criadas com jovens de outros países. Essa importância ficou bem patente nas palavras de André Silva “nunca me irei esquecer da amabilidade dos gregos, da enormíssima alegria dos espanhóis e do carinho com que fomos acolhidos pelas croatas.” O Tiago Pinto também destaca essa vertente: “…para além dos resultados, aquilo que mais nos marcou foi a amizade que fizemos com os alunos dos outros países em apenas uma semana!”. Tão importantes como as amizades criadas interfronteiras foi o sedimentar das amizades e do espírito colaborativo entre os alunos portugueses, como diz a Beatriz Rodrigues “…porque foi muito bom poder partilhar todas aquelas emoções com os colegas de equipa. Tenho a certeza que nenhum de nós se vai esquecer desta semana, assim como tenho a certeza que todos se vão lembrar dela com um sorriso na cara...”
O momento da despedida, após uma semana de competição, revelou a intensidade e a reciprocidade das emoções geradas, conforme salienta o Gustavo “Lucija [aluna croata] […] mostrou-se a mais emocionada nos momentos finais em que, só o pensamento de nos abandonar, a levou a emocionar-se.”
Os professores acompanhantes salientaram que os alunos portugueses se destacaram “tanto pelos resultados obtidos, como pela postura comunicativa, alegre e interventiva”.
A vertente técnica e a vertente humana ocorreram num palco “estonteante” nas palavras do Gustavo, “provocado pela carga histórica que rodeou a competição, pelo cheiro do mar, pelo enorme quarteirão ocupado pelo palácio de Diocleciano…”, o imperador romano que governou entre 284 e 305. Além de Split, segunda maior cidade da Croácia, a comitiva portuguesa conheceu também Trogir, cidade costeira de igual beleza, e o Parque Nacional de Krka, um dos “pulmões” da Croácia, em visitas realizadas durante a estadia.
Os alunos reconheceram a importância da participação nestas competições que a direção do Agrupamento e os professores envolvidos têm vindo a proporcionar, pois elas resultam em experiências únicas e estimulantes em todas as vertentes: a pedagógica e a pessoal.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

AN Split parque Marjan1

Parque Marjan

 

AN Split centro da cidade

Split - No centro da cidade.

AN National Park Krka 1

Parque Nacional Krka

AN Trogir

Trogir

 

 

AN Split parque Marjan

AN Split parque Marjan

AN Split parque Marjan


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL