O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, recebeu e aceitou o convite para representar Portugal no concurso internacional de programação e robótica FIRST Global, promovido pela International FIRST Committee Association (IFCA) e que decorrerá no Constitution Hall em Washington, D. C., de 16 a 18 de julho de 2017, contando com a presença de mais de 160 países. A participação europeia comporta 40 países dos quais 27 Estados-Membros da UE. Com concorrentes tão diversos que vão desde uma equipe feminina muçulmana e cristã da Jordânia, até uma equipe rural das Honduras, cujos membros atravessam diariamente uma montanha para frequentar a escola, o FIRST Global receberá uma equipa de cada um dos 160 países, incluindo Portugal.

A equipa portuguesa será constituída por 3 alunos e 2 professores do Agrupamento, envolvendo as duas áreas técnico-científicas do concurso: a programação e a robótica. Os três alunos selecionados conhecem-se e trabalham juntos há muito tempo: o Rui Costa e o Rúben Fernandes, do curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, são especialistas em programação; o João Azevedo, do curso profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, dedica-se às áreas da eletrónica e mecatrónica. Os dois professores acompanhantes têm uma longa experiência nessas duas áreas: Fátima Pais, na programação e José Lemos na eletrónica e mecatrónica. O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite tem igualmente uma larga tradição na participação em certames nacionais e internacionais deste tipo, tendo levado já equipas suas ao Japão numa competição semelhante.

A equipa portuguesa recebeu palavras de encorajamento e aprovação da Presidência da República e angariou apoios, no sentido de custear a deslocação e a estadia dos participantes, uma vez que as despesas não são totalmente cobertas pela IFCA. O Ministério da Educação – Direção Geral da Educação, bem como a Câmara Municipal de S. João da Madeira foram os primeiros a responder positivamente ao pedido de apoio. Também as empresas com presença em S. João da Madeira e concelhos limítrofes contribuíram com apoios pecuniários: Johnson Controls, Recursos, Ideias e Soluções Informáticas, Lda, VIEIRA ARAUJO S.A., Yazaki Saltano de Ovar, P.E. Lda., NORVIAGENS Lda, FCo. fullservice company, Inovar +AZ, Sistemas de Informação,Lda, Ledistronica - Componentes Electrónicos, Lda, Olmar - Artigos de Papelaria, Lda, MegaStock, Friparque, LDA, Tecmacal Equipamentos Industriais S.A.

A organização pública sem fins lucrativos International FIRST Committee Association (IFCA) tem como missão inspirar os mais de dois mil milhões de jovens de todas as nações para a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Uma das suas linhas de ação é, precisamente, a organização deste concurso.

O FIRST Global é um concurso de programação e robótica que aborda um dos 14 Grandes Desafios identificados pelas academias nacionais de engenharia dos Estados Unidos, Reino Unido e China. Partindo do princípio que o acesso à agua potável é um dos grandes problemas da humanidade, o FIRST Global desafiará as equipas a colaborar na busca de soluções nas áreas do armazenamento de água potável, filtragem de água contaminada e procura de novos aquíferos.

 

Vejua aqui a reportagem do Porto Canal

First Global - Reportagem da "Porto Canal"

 

3 Zing IMG 4692

2 Zing IMG 4692

 

1 Zing IMG 4692

 

4 Zing IMG 4692

 

5 Zing IMG 4692

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL