No transato dia 18 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios respeitantes ao Concurso de Textos de Amor, dinamizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
O museu nasceu há 20 anos e tem procurado desenvolver atividades de índole cultural, nomeadamente o concurso acima referido que existe desde 2001 e que, desde 2013, passou a ter o nome de Manuel António Pina. Assim, de 13 a 19 de fevereiro, na senda do mote “Dia dos Namorados”, todos os interessados partiram para a criação de um texto inédito de índole romântica e esse desafio, de âmbito nacional, foi abraçado por um aluno da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, a frequentar o 12.º A, Luís Paulo Pinho.


Este ano, o concurso contou com 618 textos, em poesia e prosa, redigidos por crianças desde o pré-escolar a alunos de 12.º ano, incluindo, igualmente, professores e outras pessoas de áreas distintas das letras, de Portugal continental e insular. A qualidade dos textos a concurso superou de tal forma as expectativas que, para além dos três prémios principais, houve ainda lugar para 30 menções honrosas, uma das quais atribuída ao aluno serafinense, autor do texto “O Salão Nostálgico”.
A cerimónia, que teve lugar no dia que assinala o aniversário do jornalista e escritor Manuel António Pina, foi enriquecida com a declamação de poemas da autoria do patrono do concurso, assim como foi possível, ainda, escutar a interpretação de um fado com letra também do autor. Na sessão estiveram presentes as duas filhas do autor.

Dina Sarabando

AN1 textosdeamor

 

AN2 textosdeamor

 

AN3 textosdeamor

 

AN4 textosdeamor

(Foto de http://www.museudaimprensa.pt/


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL