O 25 de Abril abriu as portas para uma democracia socialista e o caminho para uma sociedade sem classes — propósitos que as revisões constitucionais posteriores a 1976 deixaram de explicitar. Com a entrada de Portugal no mercado comum (CEE), esses propósitos foram-se diluindo noutras prerrogativas mais liberais. O maior afastamento desses propósitos aconteceu durante o período de restrições impostas pela troika.

 


A Federação Nacional dos Professores (FENPROF), a Associação 25 de Abril (A25A), a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), a Câmara Municipal de Peniche (CMP), o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL), Caldas da Rainha e docentes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), associaram-se para assinalarem os 46 anos do 25 de Abril com a construção de um painel cerâmico contendo mosaicos de 46 escolas.
Os oito alunos inscritos na disciplina de Oficina de Artes, em colaboração com a disciplina de Desenho A, abraçaram estes projetos, realizando dois mosaicos diferentes em azulejo vidrado: um deles permanecerá em Peniche e o outro (com fundo azul) integrará um dos edifícios da sede do agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.
O painel de 46 mosaicos permanecerá em muro situado em frente à entrada do Museu da Liberdade e Resistência (no Forte de Peniche), integrando o próprio espaço museológico, e já foi aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural.
Infelizmente, devido ao estado de emergência que atravessamos, a inauguração em Peniche, bem como, a fixação do mosaico da escola, foram adiadas. A inauguração em Peniche acontecerá em 25 de abril de 2021, durante o 47.º aniversário da Revolução. Serão, afinal, três celebrações: O 47.º aniversário; o 46.º aniversário; a luta travada contra a pandemia (também como forma de sinalizar e justificar a inauguração de um painel do 46.º aniversário, durante as comemorações do 47.º).

Paulo Duarte

 

AN 25a1

AN 25a

 

an turma

 

an turma1

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL