No passado dia 03 de Fevereiro de 2011, a turma G do 10º ano, do curso profissional de Técnico de Mecatrónica, deslocou-se à empresa Interecycling, em Tondela, a fim de tomar contacto com as possibilidades de reciclagem dos mais variados equipamentos eléctricos e electrónicos.

 

Esta iniciativa insere-se no PDCI da turma- A Escola Electrão e teve como objectivos conhecer o processo de transformação/reciclagem dos REEE's, sensibilizar para os problemas ambientais associados à reciclagem dos mesmos e conhecer a tecnologia utilizada para a reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos.
Chegados à empresa alunos e professoras acompanhantes foram recebidos pela Dr.ª Fátima Reis, relações públicas, que fez uma breve apresentação da empresa e deu a conhecer como se processa a reciclagem técnica e ambiental correcta de todos os REEE's produzidos em Portugal. Ficou-se a saber que esta empresa, através de tecnologia e meios próprios, efectua a reciclagem técnica e ambientalmente correcta de todos os REEE’s produzidos em Portugal, nomeadamente frigoríficos, arcas congeladoras e ar condicionados; televisores e monitores; máquinas de lavar loiça, roupa, fogões e micro-ondas e cabos de cobre. Esta empresa está preparada para reciclar 9 das 10 categorias dos REEE’s, o que torna Portugal auto-suficiente no tratamento destes resíduos. 
Esta actividade deu possibilidade aos alunos de perceberem que muita coisa já está a ser feita para protecção do meio ambiente, acreditando-se que a sua geração e as gerações futuras possam ter um futuro mais sustentável. Ainda assim, e depois de questionados os alunos sobre esta visita, os mesmos foram unânimes em afirmar que ainda há muito desperdício na própria reciclagem e que há muito que pode, ainda, ser feito para minimizar o impacto ambiental do consumo destes equipamentos.
A turma foi acompanhada pelas professoras Odete Covelo e Sónia Bastos, das disciplinas de Física e Química e Português, respectivamente.
veodete1
veodete2

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL