Na semana de 7 a 11 de novembro, cerca de 740 alunos do AESL (do 3.º ao 12.º anos), participaram no desafio internacional “Bebras – Castor Informático”.

Durante o mês de outubro e inícios de novembro, os alunos treinaram e, com os seus professores de Informática e de Matemática, desenvolveram competências de pensamento computacional. De mãos dadas, os professores dos dois grupos disciplinares motivaram-nos a pensar de forma diferente e a cumprir a missão maior de qualquer professor – estimular o gosto pela aprendizagem. Em papel ou online, os alunos responderam, massivamente, aos desafios.

O pensamento computacional faz parte das Ciências Informáticas, mas também da Matemática, estando, agora, integrado nas novas aprendizagens desta última disciplina. Através de desafios que podem ser realizados sem recurso a um computador, pretende-se desenvolver, assim, nos alunos a capacidade de abstração, de decomposição, de reconhecimento de padrões, de análise e definição de algoritmos e de desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização de processos. Desta forma, os alunos ficarão dotados de ferramentas que lhes permitirão conjeturar soluções e resolver problemas.

Sem dúvida que este projeto levará os alunos mais longe nas suas aprendizagens, sendo este o maior objetivo deste projeto.

Obrigada, Castor Bebras, e parabéns a todos os alunos participantes!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL