A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), com o apoio das Sociedades Científicas e Associações de Doentes da área da Nefrologia, está a promover uma campanha nacional de consciencialização sobre a doença renal e a importância da sua prevenção. Esta campanha foi oficialmente lançada no dia 14 de novembro de 2018, Dia Mundial da Diabetes, o principal fator de risco para a doença renal.

As professoras de Biologia e Geologia da EBSSL responderam positivamente ao convite dos promotores desta campanha e assim, no passado dia 5 de fevereiro, os alunos de 6.º e 9.º ano usufruíram de uma entusiasta palestra dinamizada pelo enfermeiro Rui Pinto da NEPHROCARE OLIVEIRA DO BAIRRO. O objetivo principal foi alertar para o papel que a prevenção desempenha na doença renal e no seu prognóstico.
A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Para proteger os rins, as pessoas devem controlar os fatores de risco como a diabetes, a hipertensão, a obesidade, deixar de fumar, preferir a água a outro tipo de bebidas, ter uma alimentação saudável, não fazer automedicação, praticar exercício físico e fazer rastreios regulares ao sangue e à urina.
No final todos gritaram VITÓRIA contra a Doença Renal!

 

AN logo renal

 

AN renal

AN renal1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL